body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Fique no seu lugar”, teria dito juiz a advogada no DF. OAB reage

OAB-DF pretende apresentar representação disciplinar contra o juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira por condutas direcionadas a advogada

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira
1 de 1 juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira - Foto: Reprodução

O Conselho Pleno da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) aprovou um desagravo público em defesa da advogada Cristiane Battaglia Vidilli, que relatou ter sido alvo de condutas abusivas por parte do juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira. A decisão foi tomada na última quinta-feira (6/3).

Segundo a advogada, durante a audiência, o juiz utilizou expressões como “seja madura” e a interrompeu constantemente. Cristiane destacou, ainda, que uma frase específica a impactou: “Doutora, a senhora fique no seu lugar”. Para ela, essa afirmação demonstra, de forma clara, uma postura de “soberba” por parte do magistrado.

De acordo com o relator do caso, conselheiro seccional Samuel Santos, a conduta do juiz demonstrou parcialidade, cerceou o contraditório e a inviolabilidade do advogado no exercício de suas funções, violando o Estatuto da Advocacia.

3 imagens
O presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, pretende apresentar uma representação disciplinar contra o juiz
juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira
1 de 3

Conselho Pleno da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF)

Reprodução/OAB-DF
2 de 3

O presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, pretende apresentar uma representação disciplinar contra o juiz

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
3 de 3

juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira

Reprodução

Além do desagravo, o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, pretende apresentar uma representação disciplinar contra o juiz. “Exigimos a responsabilização e as punições a esse magistrado, que tem reiteradamente desrespeitado as prerrogativas da advocacia”, destacou Poli.

“Não sou oftalmologista”

Não é a primeira vez que o juiz se envolve em polêmicas. Em janeiro, durante outra audiência, o juiz questionou a veracidade do depoimento de uma testemunha. O cidadão se dirigiu ao magistrado da seguinte maneira: “Olhando dentro do olho do senhor, estou falando a verdade. Não vim aqui para mentir”.

Paulo Afonso, então, reagiu: “Não sou oftalmologista. Não estou aqui para fazer exame no olho de ninguém”.

Em julho de 2023, durante uma audiência, depois de dizer que estava sem paciência com o PM Andre Gripp de Melo, o mesmo juiz o repreendeu por supostamente forjar uma situação para entrar em uma residência onde havia drogas.

O sargento alegou que falou a verdade no depoimento. Contudo, o magistrado cobrou de André provas no processo que corroborassem o testemunho dele.

“O senhor é tão irresponsável, tão omisso, que fala tudo isso [relatado na audiência] na delegacia e não se certifica de que tudo está lá, no processo. E, quando chega aqui, o senhor quer que eu engula essa sua historinha de que as coisas aconteceram desse jeito? O senhor acha que não tenho discernimento para saber quando uma pessoa está mentindo descaradamente para mim, não?”, indagou Paulo Afonso.

Por conta da abordagem, o magistrado firmou um acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para se retratar publicamente junto ao Comando da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após constranger o policial. Além disso, ficou 30 dias sem poder atuar em mais de um órgão do Judiciário local, com suspensão da remuneração e da gratificação pelo serviço acumulado.

Por meio da assessoria de imprensa do TJDFT, o juiz afirmou que não irá se pronunciar sobre o desagravo aprovado pela OAB-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?