Celina vai decretar estado de alerta no DF após temporais. Entenda
A governadora em exercício do DF, Celina Leão, informou à coluna que órgãos devem cancelar férias e ficar em atenção total
atualizado
Compartilhar notícia

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vai decretar estado de alerta após as fortes chuvas que causaram estragos na capital do país nas últimas horas.
Celina disse à coluna Grande Angular que a medida significa que os órgãos responsáveis pelo atendimento da população em situação de risco devem cancelar férias de servidores e deixar equipes de pronta resposta, uma vez que há previsão de mais chuvas para os próximos dias.
“Em um primeiro momento, vamos decretar o estado de alerta, que obriga os órgãos do governo a monitorar, 24 horas por dia, tudo o que está acontecendo. Se a gente percebe que há dificuldade, podemos soltar mais decreto. Esta medida é muito mais para que os órgãos que fazem atendimento primário fiquem em alerta. Isso significa tirar pessoas das férias e colocar equipes de pronta resposta para atenção especial”, explicou Celina.
A governadora enfatizou que a medida é preventiva. “As secretarias estão mobilizadas. Fui visitar as áreas mais atingidas e os órgãos estão trabalhando para atender à população. As chuvas vieram com mais força não só no DF, mas em outros locais do país. A nossa maior preocupação é preservar vidas”, disse a governadora em exercício.
Veja imagens:
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos dois primeiros dias do ano choveu mais de 80% do total esperado para todo o mês. E a chuva ficará ainda mais regular, de acordo com a previsão meteorológica.
Na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, um córrego transbordou e inundou casas entre a noite dessa terça-feira (2/1) e esta quarta-feira (3/1). Ruas ficaram alagadas em diversas regiões da capital federal e carros foram engolidos por buracos que abriram em vias urbanas.
Veja como ficou a Vila Cauhy após os temporais:
Balanço
Celina se reúne na tarde desta quarta-feira (3/1) com representantes das regiões mais atingidas pelo temporal que caiu no DF desde a tarde dessa terça-feira (2/1). A governadora vai fazer um balanço das ações realizadas nas últimas horas e elencar os pontos de intervenção do GDF nas cidades.
Celina também deve criar um grupo de trabalho para organizar as ações diante das fortes chuvas previstas para os próximos dias.