body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Advogado “parabeniza” desembargador por processo sem decisão há 5 anos

O advogado Délio Fortes Lins e Silva protocolou petição na qual ironiza a demora do desembargador para decidir

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/OAB-DF
délio fortes lins e silva
1 de 1 délio fortes lins e silva - Foto: Reprodução/OAB-DF

O advogado Délio Fortes Lins e Silva (foto em destaque) protocolou uma petição irônica na qual “parabeniza” o desembargador Alberto Nogueira Virgínio, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pelos cinco anos em que um recurso apresentado por ele está no gabinete, sem julgamento.

No documento emitido em 26 de fevereiro de 2025, Délio diz que cinco anos “é muito tempo para um magistrado julgar um mero recurso sem qualquer complexidade jurídica”. Ele afirma que fica “envergonhado”, como pernambucano, porque o TJPE ficou apenas à frente da Corte do Acre em termos de produtividade. “Não poderia ser diferente, se o integram magistrados que demoram cinco anos para decidir um caso simples e corriqueiro entre segurado e companhia e seguradora”, declarou o advogado.

Délio é o próprio autor do processo. Ele relatou, no documento, que tem 72 anos, pediu prioridade e enviou memoriais ao gabinete, mas ainda não houve decisão. Veja trecho da petição do advogado irônico:

3 imagens
Desembargador Alberto Virgínio
Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco
1 de 3

Advogado "parabeniza" desembargador por processo sem decisão há 5 anos

Reprodução
2 de 3

Desembargador Alberto Virgínio

Reprodução/TRE-PE
3 de 3

Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

Divulgação/TJPE

“Em cinco anos, um bebê engatinha e a a andar sozinho; em cinco anos, uma mãe engravida, a por todo o período de gestação e ainda vê seu filho caminhar; em cinco anos, se conclui um mestrado e um doutorado; em cinco anos, se constrói um prédio de dezenas de apartamentos ou salas; em cinco anos, tem casal que namora, noiva, casa, separa e casa de novo”, afirmou.

Délio revela saber que, em razão do documento de desabafo que pode ser classificado como “insolência”, o desembargador julgará contra a pretensão dele. O advogado, porém, pede que o magistrado faça logo isso e não demore “mais cinco anos”.

“Fique certo excelência que o autor, a cada ano que a, estará sempre lembrando do eminente magistrado, festejando e batendo palmas em vosso louvor. Que Deus o ilumine no caminho vagaroso da inércia”, concluiu Délio no texto, que encerra com uma imagem de bolo de aniversário.

Após a petição de Délio, protocolada no fim de fevereiro, o processo teve andamento e ficou concluso para julgamento, na noite dessa terça-feira (11/3).

Délio Fortes Lins e Silva é pai do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Júnior.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Assessoria de Comunicação do TJPE informou “a impossibilidade de entrevista do desembargador Alberto Nogueira Virgínio a qualquer meio de comunicação, em obediência à Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), a qual veda a membros da magistratura manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião ou informação sobre processo em tramitação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?