body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Qual a relação do “concierge do PCC” com o Cruzeiro e Moçambique

Willian Barille Agati foi indicado pela Polícia Federal e atuava como fornecedor de diversos servios para cúpula do PCC

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Reprodução
Willian Barile Agati, conhecido como o “concierge do crime”, tem ligações com o pastor Valdemiro
1 de 1 Willian Barile Agati, conhecido como o “concierge do crime”, tem ligações com o pastor Valdemiro - Foto: PF/Reprodução

Apontado como “concierge” da alta cúpula do Primeiro Comando da Capital, o PCC, Willian Barille Agati foi flagrado na prática de crimes que vão desde o tráfico de drogas até a lavagem de dinheiro.

Agati foi indiciado pela Polícia Federal na operação Mafiusi, deflagrada em dezembro de 2024. A investigação mirou no grupo que utilizava o porto de Paranaguá (PR) para enviar toneladas de cocaína para a Europa.

“A escolha de Willian como concierge da alta cúpula PCC ocorreu devido à sua imagem de empresário bem-sucedido que aparentemente justifica o padrão de vida luxuoso que ostenta, possibilitando a sua infiltração na alta sociedade”, disse a PF ao pedir a prisão de Agati.

Segundo os investigadores, os serviços oferecidos por Agati iam desde a “logística para o narcotráfico e lavagem de dinheiro, até o fornecimento de aviões, veículos, imóveis, artigos de luxo e outras necessidades dos criminosos.”

A operação Mafiusi também mostrou que outro produto oferecido pelo “concierge” ao PCC foi o “carteira de cônsul” do Consulado da República de Moçambique.

Willian Agati, indiciado pela Polícia Federal por ligação com o PCC

As carteiras visavam colocar em prática um plano para resgatar Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, que estava preso no país africano.

A investigação na PF mostrou que ele contou com a ajuda de Deusdete Januário Gonçalves, cônsul honorário de Moçambique, que também foi indiciado.

As mensagens mostram que com a ajuda do cônsul, o PCC conseguiu entregar um celular para Fuminho dentro da prisão no país africano e recebeu mensagens que seriam dele sobre ordens a serem cumpridas.

Fuminho é apontado como braço direito de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. Mesmo com a atuação de Agati e do cônsul ele foi preso em Moçambique e extraditado para o Brasil, onde está preso.

O amplo leque de atuação de Agati também foi descoberto pela PF a partir de suas empresas. Parte delas, diz a PF, utilizada para lavar dinheiro proveniente do tráfico.

Entre os dias 11 de fevereiro e 16 de março de 2021, Agati por meio de sua conta e da empresa FI1RST Agência de Viagens enviou R$ 3 milhões ao time de futebol do Cruzeiro. O caso foi revelado pela revista Piauí.

Para a PF, o valor tem indícios de ser proveniente do tráfico internacional de drogas.

Polícia Federal afirma que transação com Cruzeiro era para lavagem de dinheiro

Após 3 dias da última transferência, o Cruzeiro ou a devolver parte do dinheiro por meio de “transferências bancárias iniciadas em 19/03/2021 e que perduraram até 26/06/2022” para outra empresa de Agati, a Burj Motors.

“A partir da análise conjunta dos dados bancários com outros elementos colhidos na presente investigação, foi possível constatar que estas transações financeiras com o Cruzeiro Esporte Clube são referentes negociação de um jogador de futebol, a qual, pelas circunstâncias evidenciadas, tudo indica que consistiu numa operação fraudulenta realizada com objetivo de promover o branqueamento dos valores transacionados”, disse à PF sobre a transações.

À época, o Cruzeiro afirmou que as transações são relacionadas ao empréstimo do jogador Diogo Vitor que “foi registrado em todos os documentos contábeis e financeiros”. Segundo clube, “todas as transações desta operação foram feitas de forma eletrônica, logo facilmente identificadas por instituições bancárias ou até mesmo pela Polícia Federal” e forma registradas na contabilidade do Cruzeiro.

Defesa

Depois da publicação da reportagem, a defesa de Willian Agati enviou uma nota dizendo que Agati nunca praticou nenhum crime e que isso ficará provado durante a instrução processual. Ainda, negam que ele tenha qualquer ligação com o PCC ou com a máfia italiana.

“Agati é um empresário idôneo em diversos ramos nacionais e internacionais sem nunca ter respondido nenhum processo na justiça, e nunca teve e não tem nenhuma conexão com o PCC ou com a máfia italiana (não conhecendo nenhum membro ou pessoa ligada à facções ou máfia)”, afirma o advogado Eduardo Maurício.

O advogado também afirmou que busca que Agati possa responder ao processo em liberdade e está aguardando o julgamento do Habeas Corpus no STJ, “já que sua prisão é ilegal e abusiva”, segundo a defesa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?