body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Áudios mostram reunião de Kids Pretos sobre plano contra Moraes; ouça

Segundo delação de Mauro Cid, o encontro na casa de Braga Netto teria servido para discutir ações no sentido de gerar “caos social”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Lula Tenente-coronel Mauro Cid olha para frente
1 de 1 Lula Tenente-coronel Mauro Cid olha para frente - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Material obtido pela Polícia Federal (PF) durante a investigação de suposto plano de golpe no fim de 2022, cujo objetivo era impedir a posse do então presidente eleito Lula (PT), mostram troca de áudios entre Kids Pretos sobre reunião em que teria sido discutido plano contra Lula, Alckmin e Moraes.

O encontro teria sido organizado na casa do general Walter Braga Netto, em 12 de novembro de 2022. Nesse dia, o então ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) envia áudio para Rafael Martins de Oliveira indicando que fosse para a “112 Sul”, onde Braga Netto morava, em Brasília.

 

“De Oliveira, ou vai lá para o [Palácio da] Alvorada, tá, que eu to chegando lá, ou vai para a 112 Sul, bloco B. A gente se encontra lá, o que ficar melhor para vocês aí”, afirmou ao interlocutor. Ele responde: “Blz”.

Pouco depois, no mesmo dia, o militar Hélio Ferreira Lima também envia áudio para Cid falando que “tamo chegando na 112”.

Em seguida, Ferreira Lima, utilizando o jargão militar, segundo a PF, pede mais alguma orientação a Cid, demonstrando não saber exatamente onde seria realizado o encontro. Diz: “Tamo aqui cara. Tem mais algum ponto aí nessa pista de orientação ou não?”.

Mauro Cid, então, responde que estava chegando e pergunta se estão em frente ao “Bloco B”. Ferreira Lima diz: “Tamo na banca de revista aqui na, na esquina do Bloco B”.

De acordo com relatório da PF sobre o caso, no dia da reunião na residência de Braga Netto, foi apresentado e aprovado planejamento para a tentativa golpista.

Presidente Bolsonaro conversa com Braga Netto durante evento - Metrópoles
Jair Bolsonaro e Braga Netto

“Os elementos probatórios evidenciaram que os investigados ajustaram no dia 8/11/2022 a elaboração de um planejamento operacional para ações de Forças Especiais a ser apresentado para o general Braga Netto. O documento denominado ‘punhal verde amarelo’ foi elaborado e impresso no dia 9/11/2022, no Palácio do Planalto, pelo [então] Secretário-executivo da Secretaria-geral da Presidência, general Mario Fernandes”, afirma o documento.

No material coletado pela corporação ao longo da apuração, também foi identificado áudio em que Fernandes diz que teria discutido com Bolsonaro possíveis datas para o golpe.

O áudio teria sido enviado a Cid em 8 de dezembro de 2022, depois de Lula (PT) e Alckmin terem vencido a eleição contra Bolsonaro. Segundo Fernandes, ele diz que conversou com o então presidente, que teria citado o dia 12 e dito que a data “não seria uma restrição”.

“Mas, porra, a gente não pode perder oportunidade. São duas coisas. A primeira, durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do vagabundo, não seria uma restrição, que isso pode, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro e tudo.”

Em delação premiada, Cid afirmou que a reunião do dia 12 de novembro teria discutido ações para “gerar caos social”. A informação consta na denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República na semana ada, que denunciou Cid, Bolsonaro e outros 32 aliados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?