body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Walter Salles comete gafe com Roberto Carlos após Oscar; entenda

A coluna descobriu que em meio à festa pelo Oscar inédito de Ainda Estou Aqui, Walter Salles cometeu um deslize com Roberto Carlos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Walter Salles e Roberto Carlos
1 de 1 Walter Salles e Roberto Carlos - Foto: Reprodução

O Brasil parou para acompanhar a 97ªª cerimônia do Oscar no último domingo (2/3) quando o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, conquistou um feito inédito e faturou a estatueta de Melhor Filme Internacional. Em meio à celebração pela vitória, no entanto, a coluna Fábia Oliveira descobriu que o diretor brasileiro acabou cometendo uma gafe com Roberto Carlos. Claro que a gente te conta os detalhes agora.

Agradecimento

Logo depois da cerimônia e já com a estatueta dourada em mãos, Walter Salles agradeceu ao prêmio e dedicou o Oscar não só ao cinema brasileiro, mas também à literatura e à música. “Esse é um prêmio para o cinema brasileiro, um prêmio para a cultura brasileira, um prêmio pra literatura brasileira, representada pelo livro maravilhoso do Marcelo Rubens Paiva”, começou ele, num vídeo que circulou o mundo.

“Um prêmio pra forma de atuação que é aquela que Fernanda Montenegro e Fernanda Torres não só elevaram, mas nos ensinaram a abraçar. É um prêmio também para a música brasileira através de Caetano, através de Gal, através de Erasmo Carlos. Um prêmio pro talento brasileiro, na frente e detrás das câmeras. Um prêmio que eu divido com todo mundo que achou que contar essa história era necessário”, encerrou.

6 imagens
Show de Roberto Carlos foi gravado nesta quarta (27/11)
 Walter Salles com estatueta do Oscar de Melhor Filme Internacional
Roberto Carlos
Walter Salles e Fernanda Torres comparecem ao 97º Oscar Anual no Dolby Theatre em 02 de março de 2025
Roberto Carlos
1 de 6

Walter Salles volta ao Brasil com o Oscar de Melhor Filme Internacional por Ainda Estou Aqui

Jeff Kravitz/FilmMagic
2 de 6

Show de Roberto Carlos foi gravado nesta quarta (27/11)

Divulgação
3 de 6

Walter Salles com estatueta do Oscar de Melhor Filme Internacional

Arturo Holmes/WireImage
4 de 6

Roberto Carlos

Reprodução/Renato Wrobel
5 de 6

Walter Salles e Fernanda Torres comparecem ao 97º Oscar Anual no Dolby Theatre em 02 de março de 2025

Arturo Holmes/WireImage
6 de 6

Roberto Carlos

Divulgação

Começo do problema

É justamente no trecho em que Walter Salles cita a música brasileira que mora o problema. A coluna, que tem amigos até nos meios cinematográficos, descobriu que a gafe ocorreu no momento em que o diretor agradece Erasmo Carlos, que morreu em novembro de 2022, mas não fala o nome de Roberto Carlos.

Isso porque a produção de Ainda Estou Aqui pediu a autorização para utilizar músicas de Roberto Carlos no filme vencedor do Oscar. O artista aprovou de imediato. No entanto, ao fazer o agradecimento e dedicar a estatueta aos cantores brasileiros, Walter Salles se esqueceu de agradecer também ao Rei, e só fez referência ao Tremendão.

Conquista inédita

Em Ainda Estou Aqui, duas músicas de Roberto Carlos são usadas: É preciso dar um jeito, meu amigo, de 1971, e As curvas da estrada de Santos, de 1969. A primeira, apesar de ter ficado famosa na voz de Erasmo Carlos, também foi escrita por Roberto. Tudo, porém, pode não ter ado de um pequeno lapso de Walter Salles.

Além do inédito Oscar de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui ainda concorreu a duas outras estatuetas: a de Melhor Atriz para Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva no longa-metragem, e de Melhor Filme, principal categoria da premiação. A indicação foi um feito inédito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?