Papa Francisco falta à missa e diz que precisa de “algum tratamento”
Internado desde sexta (14/2), Papa Francisco foi substituído na tradicional missa do domingo na Basílica de São Pedro, no Vaticano
atualizado
Compartilhar notícia

O Papa Francisco não celebrou a missa deste domingo (16/2) no Vaticano após ser internado por conta de uma bronquite. O pontífice, de 88 anos, se desculpou e disse em um texto escrito de sua oração semanal que ainda precisa de “algum tratamento”. Os médicos responsáveis pela saúde de Francisco prescreveram “repouso completo”.
Papa foi substituído
Assim, Francisco não aparecerá em público hoje para fazer sua habitual oração semanal com os peregrinos. Na ausência do Papa, foi o cardeal José Tolentino de Mendonça quem celebrou a missa na Basílica de São Pedro neste domingo (16/2). Francisco está internado desde sexta-feira (14/2) no hospital Gemelli, em Roma.
“Ainda preciso de algum tratamento para minha bronquite”, pronunciou-se Papa Francisco por meio de um texto escrito em sua oração semanal. Ele está recebendo tratamento para uma infecção do trato respiratório. Um comunicado do Vaticano divulgado na noite de sábado disse que o papa recebeu “prescrição de repouso completo” para ajudar em sua recuperação.
Seguirá internado
“Nosso primeiro pensamento vai para o Papa Francisco. Rezamos por sua saúde, agradecendo a visão e apoio que ele sempre nos dá”, disse o cardeal José Tolentino de Mendonça. Um comunicado do Vaticano apontou que o tratamento do religioso foi “ligeiramente modificado com base em outras descobertas microbiológicas”.
O mesmo texto, divulgado no sábado (15/2), disse que “os testes de laboratório de hoje mostraram uma melhora em alguns valores”, acrescentou. O Vaticano informou, ainda, que Francisco permanecerá no hospital o tempo necessário para seu tratamento.