body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vídeo: peixe-diabo negro é visto pela primeira vez em águas rasas

A razão da presença do peixe-diabo negro em águas rasas é incerta. O animal costuma habitar profundezas que variam entre 200 e 2 mil metros

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto colorida de um peixe "diabo negro" - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um peixe "diabo negro" - Metrópoles - Foto: null

Pesquisadores de uma ONG dedicada à pesquisa e à preservação de tubarões e raias nas Ilhas Canárias, na Espanha, registraram a aparição do peixe-diabo negro pela primeira vez à luz do dia a cerca de 2 km da costa de Tenerife. O caso ocorreu em 26 de janeiro e foi compartilhado nas redes sociais na quarta-feira (5/2).

O diabo negro é um peixe abissal da espécie Melanocetus johnsonii. De acordo com a publicação feita pela ONG Condrik Teneri, o animal pode ser encontrado em mares tropicais e subtropicais de todo o mundo, habitando profundezas que variam entre 200 e 2 mil metros.

Quem flagrou o peixe-diabo negro nas superfície da costa de Tenerife foi o fotógrafo de fauna marinha David Jara Boguñá, juntamente com os biólogos marinhos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco. Eles estavam voltando ao porto depois de uma jornada de pesquisas sobre tubarões.

Foto colorida de um peixe "diabo negro" - Metrópoles
Peixe-diabo negro nadando na superfície da costa de Tenerife, na Espanha

Registro histórico

Nas redes sociais, David Jara comemorou o feito, visto que os registros desse peixe abissal haviam sido limitados a larvas, exemplares adultos mortos ou imagens capturadas com submarinos. Esse pode ser o primeiro registro de um exemplar adulto, vivo e à luz do dia, visto na superfície do oceano.

“Um peixe lendário que poucas pessoas tiveram o privilégio de ver vivo. Seu gênero Melanocetus significa literalmente ‘monstro marinho negro’, um nome que não é surpreendente, dadas essas imagens”, celebrou o fotógrado na legenda da publicação.

David Jara disse que a razão da presença do peixe abissal em águas tão rasas é incerta. “Pode ser devido a uma doença, uma corrente de ar ascendente, fuga de um predador, etc…”, explicou o fotógrafo.

Os pesquisadores recolheram o animal para estudo e o transportaram para o Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), em Santa Cruz de Tenerife, após perceber que ele não sobreviveria na superfície.

O peixe-diabo negro aparece no filme Procurando Nemo, da Pixar. Ele é retratado como um predador feroz, com uma aparência intimidadora e um iluminador bioluminescente na cabeça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?