Veterinário indica quais são as 6 melhores raças de cães de guarda
Determinadas raças de cachorros têm habilidades notórias na hora de cuidar da família; conheça quais cães se destacam nesse papel
atualizado
Compartilhar notícia

Fortes, inteligentes e agéis. Os chamados cães de guarda são cachorros criados para expressarem habilidades aprimoradas, utilizando traços comuns caninos para se manterem atentos e vigilantes contra os perigos ao redor. Com receptores olfativos e a frequência auditiva ampliada, os cães de trabalho desempenham tarefas de guarda com destreza.
Os cães dessas raças podem criar uma atmosfera segura ao lar e, para aqueles que apreciam animais de estimação astutos e desenvoltos, tê-los em casa é uma boa opção. Apesar das habilidades desses pets, é importante evitar colocar a vida deles em perigo ao deixá-los sozinhos para atuar contra ameaças, uma vez que seria necessário um treino especializado para isso.
Confira abaixo as melhores raças dos cães de guarda:
Pastor de malinois

De acordo com veterinário Thiago Borba, o pastor malinois reúne todas as qualidades requeridas para ser um cão de pastoreio, de guarda, de defesa e de serviço. O temperamento alerta e o caráter seguro confere uma personalidade destemido a esses cães. “São características visíveis na atitude do corpo e na expressão altiva e atenciosa”, descreve.
Bullmastiff

Os cachorros dessa raça costumam ser inteligentes e observadores. Borba garante que esse pets são totalmente confiáveis, tanto na perspectiva mental quanto física. Isso por que eles podem avaliar rapidamente uma situação perigosa, agindo com bravura e coragem.
Doberman

Os dobermans são cães de porte médio, poderosos e musculosos. Esses animais são capazes de manter sua substância, agindo de forma elegante e nobre. “São excepcionalmente adequados como cães de companhia, proteção e utilidade. Assim como cães de família”, detalha Borba.
Cane corso

Os cachorros dessa raça têm um porte imponente robusto, com músculos nítidos. Segundo o veterinário, eles são descendentes direto dos grandes molossos e contam, naturalmente, com a função de cuidar.
Kangal

Borba descreve que esses animais de estimação são cães de grande porte, e agem como os defensores da família ao qual pertence. O tamanho de um kengal impressiona, o que torna ele um excelente guardião de propriedades.
Fila brasileiro

Os animais dessa raça são intolerantes com pessoas estranhas. É uma das raças originadas no país, mas são desconfiados com estranhos em seu território — fato que os torna excelentes cães de guarda. “Mas não deve ir para lares de tutores de primeira viagem”, alerta o especialista.