body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Os cães sentem ciúmes dos donos? Experts explicam atitudes caninas

Lamber em excesso, cheirar ou evitar o tutor podem ser sinais de desconforto com o cheiro de outros pets; especialistas explicam se é ciúmes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de cachorro deitado com olhar de chateação
1 de 1 Imagem colorida de cachorro deitado com olhar de chateação - Foto: Getty Images

Ao chegar em casa com o cheiro de um animal de estimação diferente ou ao acariciar pets desconhecidos, é possível que o tutor note comportamentos diferentes nos próprios cães. Os cachorros expressam comportamentos que podem ser lidos pelas pessoas como ciúmes dos donos. Entretanto, a interpretação pode não representar exatamente a emoção vivenciada pelos pets.

O ciúmes propriamente dito faz parte da psique humana, e a comprovação de que o sentimento acontece nos cães ainda não é comprovada.

Segundo a veterinária Fernanda Rossi, estudos apontam que os pets têm uma emoção ligada ao senso de recompensa que pode ser parecida com o ciúmes. Apesar disso, na verdade está associada à ideia de que o cão também quer o recurso oferecido àquele outro animal.

5 imagens
Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
1 de 5

O pet traz alegria ao lar

Freepik
2 de 5

Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde

Lum3n/ Pezels
3 de 5

Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor

Reprodução/Alto Astral
4 de 5

A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães

Reprodução/GettyImages
5 de 5

É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais

Reprodução/ Freepik

Como o olfato canino é mais apurado, eles conseguem sentir o cheiro de um outro bichinho e até ter impressões negativas. “Mas dificilmente veremos um comportamento agressivo do cão com tutor somente por conta do cheiro”, defende Rossi, que atua no Grupo Hospitalar Pet .

Já segundo a veterinária Vivian Quito, eles podem demonstrar comportamentos compatíveis com o ciúmes. Entre eles, estão se afastar do tutor ou se posicionar entre o tutor e o outro animal, demostrando sinais de estresse ou ansiedade. “Não é devido a um sentimento tão complexo como ciúmes dos humanos. É uma resposta comportamental ligada à competição social e apostas de recursos”, descreve.

Quito explica que esse desconforto com o cheiro de outros animais pode acontecer devido à competição por atenção do tutor ou posse de recursos.

Outra possibilidade é a de que o animal de estimação já tenha tido experiências negativas com outros pets quando era filhote, associando o cheiro diferente ao trauma, o que traz à tona uma emoção negativa do pet.

“Alguns dos comportamentos que o pet pode demonstrar é cheirar insistentemente o tutor, lamber o dono em excesso ou evitar o contato momentâneo com o ‘pai’ humano, ou mesmo pedir atenção excessiva”, exemplifica Quito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?