5 tipos de personalidade felina: veja se o seu gato tem uma delas
Estudos classificam os felinos em cinco tipos abrangentes de personalidade; veja qual é a do seu gato
atualizado
Compartilhar notícia

Embora a cor do pelo não defina a personalidade dos gatos, os bichanos já são categorizados pela psicologia animal em cinco tipos diferentes de padrões comportamentais. De acordo com a veterinária Roberta Amaral, identificar um pouco mais desses “jeitinhos” e comportamentos pode ajudar o tutor a conviver melhor com o próprio pet.
A categorização foi divulgada no estudo Os ‘Cinco Felinos’: Uma exploração da personalidade em gatos de estimação. Os pesquisadores avaliaram 52 características nos felinos; entre defeitos e qualidades. A pesquisa contou com mais de 2.000 bichanos e seus tutores.
Confira, abaixo, os cinco tipos de personalidade dos gatos:
- Neurótico: os bichanos com esse tipo de personalidade normalmente manifestam comportamentos de ansiedade, timidez e medo. Segundo Amaral, correr para debaixo da cama com barulhos de campainha ou demonstrações excessivas de insegurança com mudanças no ambiente são traços característicos do neuroticismo.
- Dominante: o felino dominante se esforça ao máximo para proteger o que ele acredita ser o próprio território; ocasionando em episódios de possessividade sobre brinquedos, tutores e espaços. O gato dominante muito frequentemente será hostil com outros pets da mesma espécie no ambiente. “É preciso estar atento na hora de pareá-lo com outros pets que tenham esse mesmo traço em sua personalidade”, adverte.
- Impulsivo: essa personalidade pode ser observada a partir de comportamentos majoritariamente imprevisíveis, com reações diferentes para a mesma situação, como saltos ansiosos e excesso de energia o tempo todo. Entretanto, Amaral faz um alerta: para gatos com esse traço de personalidade, é importante manter atenção redobrada e observar se algum fator externo pode estar agravando seus sintomas.
- Extrovertido: os felinos extrovertidos estão sempre explorando os cantos da casa, miando para outros gatos ou insistindo em pequenas fugas dentro de casa. São gatos criativos e que estão recorrentemente buscando formas de burlar possíveis limitações impostas pelos tutores.
- Afável: os gatos com essa personalidade são os mais amorosos. Por isso, são fáceis de identificar: dão miados amigáveis, enturmam com facilidade e aceitam carinho sem reclamar. Amaral esclarece que, em casos em que o seu felino apresenta baixa presença do traço de afabilidade, o motivo pode estar ligado a traumas, má socialização ou problemas de saúde.
Entretanto, o tipo de personalidade do bichano não é fixa, ou seja, eles podem apresentar mais de um traço de personalidade, que pode variar ao longo de toda a vida do pet.
“Estar consciente dos comportamentos rotineiros de seu bichinho permite que você avalie o ambiente em que seu pet cresce e detecte, com mais rapidez, mudanças em seu temperamento”, encerra a especialista.