body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O Nubank vai acabar? Veja o que a instituição diz sobre proposta do BC

Posicionamento do Nubank afirma que a instituição acompanha as discussões sobre possíveis mudanças nas regras do Banco Central

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nubank/Divulgação
nubank
1 de 1 nubank - Foto: Nubank/Divulgação

O Nubank se manifestou sobre a proposta do Banco Central (BC) que pode obrigar a instituição a tirar o “bank” do nome. As mudanças sugeridas pelo BC estão em fase de consulta pública.

O texto propõe “a obrigação, por parte das instituições autorizadas, de utilizar, em sua denominação, termos que estabeleçam clara referência ao objeto da autorização para seu funcionamento”.

aria a ser “vedado às instituições o uso, em sua denominação, de termo que sugira, literalmente ou por semelhança morfológica ou fonética, atividade ou modalidade de instituição, em português ou em língua estrangeira, para a qual não tenha autorização de funcionamento específico”.

Ou seja, o uso de termos como “bank” e “banco” só seria permitido para instituições que são, literalmente e dentro das normas do BC, um banco.

O Nubank não é um banco, é classificado como uma instituição de pagamento, regulada e autorizada pelo BC, mas não conta com as permissões para realizar as atividades de um banco tradicional.

Na prática, caso a medida entre em vigor, o Nubank teria, ao menos, duas alternativas: tirar o termo “bank” do nome, ou se adequar às condições para ser classificado como um banco pelo BC, o que incluiria a abertura de agências físicas.

O que diz o Nubank?

Em nota, o Nubank afirmou que “acompanha as discussões a respeito do uso de termos relacionados à palavra banco na marca de instituições de pagamento, financeiras e correspondentes bancários”.

“Acreditamos que qualquer regulação nesse sentido será estabelecida após ampla discussão e preverá prazo suficiente para que todas as instituições afetadas avaliem diligentemente toda a gama de hipóteses possíveis para seu devido cumprimento”, destaca o texto.

O Nubank encerra o posicionamento reforçando que “conta com todas as licenças necessárias para oferecer os produtos atualmente disponíveis em sua plataforma”.

Incômodo

A proposta do BC dá eco a reclamações dos chamados “bancões”, que perderam espaço e clientes com a profusão de opções digitais no mercado das finanças. O Nubank ultraou, em 2024, o Itaú em número de clientes e se tornou o terceiro maior banco do Brasil nesse critério.

Os números constam do ranking de reclamações do BC, que, ao dividir as instituições por porte, acaba divulgando também a base de clientes de cada uma. No quarto trimestre do ano ado o Nubank tinha 100,770 milhões de clientes, ante 98,503 milhões do Itaú.

Os dois primeiros da lista são Caixa, com 154,165 milhões de clientes, e Bradesco, com 109,110 milhões. Depois de Nubank e Itaú, a quinta posição é ocupada por Banco do Brasil (78,075 milhões), seguido de Santander (68,852 milhões), Piay (60,212 milhões) e Mercado Pago (60,105 milhões).

A consulta pública do BC sobre o tema fica no ar até o dia 31 de maio. Qualquer interessado pode opinar sobre o conteúdo da minuta de resolução conjunta do Conselho Monetário Nacional e do BC que disciplina a denominação das instituições autorizadas.

Mais de 400 pessoas já enviaram dúvidas e opiniões — que estão divididas entre apoio e questionamentos. Para participar basta ar o link.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?