Saiba quem é o príncipe Guilherme, o próximo grão-duque de Luxemburgo
Guilherme assumirá o lugar do pai, grão-duque Henri de Luxemburgo, de 69 anos, que abdicará do trono em outubro de 2025
atualizado
Compartilhar notícia

Dias antes do 25º aniversário de sua própria ascensão, em outubro deste ano, o grão-duque Henri de Luxemburgo, de 69 anos, abdicará do trono em favor de seu filho mais velho. O príncipe Guilherme, de 43 anos, será o próximo soberano, conforme anunciou Henri em um discurso de Natal no ano ado.
“Para a maioria da minha geração, chegou a hora de se aposentar. É um processo natural que tem sua razão de ser. Isso também se aplica a mim. Em nosso último Dia Nacional, anunciei a nomeação do príncipe Guilherme como Tenente-Representante. Hoje, a grã-duquesa e eu temos o prazer de compartilhar com vocês que o príncipe Guilherme e a princesa Stéphanie nos sucederão em 3 de outubro de 2025. Sei que eles farão o máximo para contribuir para o bem-estar do nosso país”, comunicou o atual chefe de Estado em sua última mensagem natalina.
Embora a atitude tenha surpreendido muitas pessoas, o gesto do soberano seguiu os os do antecessor e patriarca da família, o falecido grão-duque Jean, que também abdicou dos deveres reais em uma véspera de Natal, em 1999, após 36 anos no trono.
“Quando olho para trás hoje, depois de quase 25 anos, o faço com profunda gratidão e humildade. Foi um período durante o qual Luxemburgo fez muito progresso, e estou satisfeito por ter podido fazer parte dessa jornada com vocês, junto com a grã-duquesa”, disse Henri de Luxemburgo.
Quem é o príncipe Guilherme (ou Guillaume), que assumirá o cargo em outubro de 2025?
Nascido em 11 de novembro de 1981, em Luxemburgo, Guilherme é o filho mais velho do grão-duque Henri e da grã-duquesa Maria Teresa. Ele tem quatro irmãos mais novos: o príncipe Félix, o príncipe Louis, a princesa Alexandra e o príncipe Sébastien.
Guilherme se tornou o grão-duque hereditário de Luxemburgo após a ascensão de seu pai ao trono em 7 de outubro de 2000. Ele se casou com a princesa Stéphanie em 20 de outubro de 2012 na Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo.

Frutos da união, nasceram o príncipe Charles Jean Philippe Joseph Marie Guilherme, em 10 de maio de 2020, e o príncipe François Henri Luis Marie Guilherme, em 27 de março de 2023.
Fluente em cinco idiomas (luxemburguês, francês, alemão, inglês e espanhol), o príncipe Guilherme é membro dos escoteiros desde criança e, em 2019, tornou-se o escoteiro chefe de Luxemburgo.
Ele é apaixonado por tocar violão, mas também gosta de jogar tênis e praticar esqui, natação, entre outros esportes aquáticos.

O próximo grão-duque de Luxemburgo ainda é padrinho do filho do rei Philippe e da rainha Mathilde da Bélgica, o príncipe Emmanuel.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.