Oficinas, rodas de conversa e shows agitam o segundo dia do MFDF 2025
O Metrópoles Fashion & Design Festival ocorre no Museu Nacional. O segundo dia de MFDF 2025 fez o público aprender e se divertir
Compartilhar notícia

Com o tema The Business of Fashion (O Negócio da Moda, em tradução livre), a terceira edição do Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) continuou a todo vapor no Museu Nacional da República ao longo dessa quinta-feira (22/5). Com realização e idealização da colunista do Metrópoles Ilca Maria Estevão, o evento levou os brasilienses a aprenderem e “mergulharem” em conteúdos de moda abordados nas oficinas gratuitas e nas rodas de conversa. Quem marcou presença na ocasião também vibrou com os shows dos artistas que subiram ao palco.
Desde a primeira edição – realizada em outubro de 2022 –, o Metrópoles Fashion & Design Festival reúne moda, música, gastronomia, arte e as icônicas projeções que colorem a cúpula do Museu Nacional. Com encerramento marcado para esta sexta-feira (23/5), o evento agita as áreas interna e externa do monumento que está no coração de Brasília.


Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Nessa quinta-feira (22/5), o segundo dia de Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 começou às 9h. Dentro da cúpula, os participantes adquiriram peças de criadores, multimarcas e brechós. Enquanto as araras eram observadas e os provadores movimentados, DJs dividiram o comando das picapes até a noite, às 19h30. Animaram o momento de compras, Aleva; Julia Roseo e Bruna Carone; VNLLA; Ogunda-o; Leriss; e Klap.



Na parte externa do Museu Nacional da República, o MFDF possibilitou aos presentes terem um momento gratuito de autocuidado ao fazer o design de sobrancelhas. A praça de alimentação com food trucks abriu às 11h. Após degustarem as delícias disponíveis, às 11h30 foi a vez de os participantes aprenderem nas oficinas de grafite, com o artista Rodolfo Caburé; e de bordado, com a professora e artesã Rachel Potira.
Com uma programação extensa e diversa, o festival contou com a presença das Carretas do Senac. No espaço, os interessados tiveram a oportunidade de aprender sobre os primeiros os na costura. Ao todo, houve turmas em quatro horários. À tarde, às 14h, as tendas do Metrópoles Fashion & Design Festival ficaram lotadas para as oficinas de upcycling com o artista visual Victor Soulivier; e de estamparia, com os designers JP Santos e Alisson Abreu.
No turno vespertino, o momento de autocuidado envolveu as madeixas. Quem quis pôde fazer tranças no cabelo. De volta à parte interna do Museu Nacional, houve uma oficina à tarde, no caso, a de 3D com o artista Yuri Arouca.




Rodas de conversa
Às 16h30, começaram as rodas de conversa, mediadas pelos repórteres da coluna Ilca Maria Estevão no Metrópoles: Bianca Tôrres, Hebert Madeira, Igor TX e Pedro Ângelo Cantanhêde. As editoras de Vida e Estilo do portal, Rebeca Oliveira e Roberta Pinheiro, também contribuíram com o diálogo, além de profissionais atuantes em segmentos da moda.
Entre os temas abordados nos talks, estiveram assuntos atuais que motivam a reflexão da própria relação com o universo fashion. No total, foram quatro rodas de conversa, sendo elas Entre Mulheres: Empreendimentos que Cuidam e Transformam; Curadoria e Consumo: Como Escolhemos o que Vestimos; Circuito Regenerativo: Giro de Estoque entre Multimarcas e Brechós; e Fazer Aqui: Desafios da Produção Local na Moda.



Shows
Como descreveu Ilca Maria Estevão, o Metrópoles Fashion & Design Festival “nasceu para dar voz, visibilidade e oportunidade a talentos que muitas vezes são invisibilizados”. Nessa quinta-feira (22/5), o palco do MFDF recebeu cinco artistas. O DJ Maraskin revezou com as atrações Akhi Huna, Ypu; e Gaivota. Além do line-up, houve a performance de uma versão brasileira do hit Get Lucky, da dupla Daft Punk.



O projeto Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 é realizado com fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETURDF), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social Brasileiro – INBRAS.
No vídeo abaixo, veja momentos do segundo dia da terceira edição do MFDF:
Confira os cliques do segundo dia de Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 pelo olhar dos fotógrafos Augusto Costa, Nina Quintana e Wey Alves:






































































































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.