body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Nutri ensina como deve ser higienização adequada no preparo do frango

A prática de lavar o frango antes de prepará-lo costuma ser comum em cozinhas, entretanto pode colocar em risco a segurança alimentar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de mãos segurando frango embaixo de uma torneira aberta - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mãos segurando frango embaixo de uma torneira aberta - Metrópoles - Foto: Getty Images

Na “onda” de como deve ser a higienização correta de determinados alimentos, a coluna Claudia Meireles acionou especialistas para explicarem sobre como lavar a ora-pro-nóbis, feijão e garrafas de água. No Brasil, é comum ainda levar o frango para debaixo da torneira, mas será que o hábito está correto? Caso tenha dúvidas a respeito do assunto, a nutricionista Adriana Loyola, de São Paulo, irá elucidá-las, além de mostrar como deve ser o procedimento adequado.

De acordo com a especialista, a prática de lavar o frango antes de prepará-lo costuma ser comum em inúmeras cozinhas, entretanto pode colocar em risco a segurança alimentar. “A recomendação de não lavar o frango, fornecida por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, é baseada em estudos que mostram que o método ajuda a espalhar bactérias nocivas, como Salmonella e Campylobacter, presentes na carne crua, como pia, utensílios e até outros alimentos”, enfatiza.

Foto colorida de mãos segurando frango embaixo de uma torneira aberta - Metrópoles
Lavar o frango não é uma prática adequada

Entenda por que lavar o frango não é uma prática segura:

  • A nutricionista Adriana Loyola detalha que a possível dispersão de bactérias pode causar intoxicações alimentares graves.
  • Ao lavar o frango, as gotículas de água tendem a ser projetadas para áreas próximas, aumentando o risco de contaminação cruzada, conforme ressalta a especialista em comportamento alimentar.
  • Tanto o Ministério da Saúde quanto a Anvisa condenam a prática de lavagem do alimento.
  • O método indicado envolve cozinhar a carne em alta temperatura.

Alerta!

Quem defende ter adotado uma técnica de higienização em que os micro-organismos não se proliferem, a nutricionista faz um alerta.

“Mesmo que a lavagem seja feita com água potável, a simples ação de esfregar e enxaguar pode não eliminar as bactérias, já que tendem a estar presentes em diferentes partes do frango, como nas cavidades internas”, avisa a nutricionista.

Novamente, Adriana Loyola reitera quanto a não lavar o frango antes de cozinhar com o objetivo de evitar a propagação de micro-organismos perigosos. “O correto é cozinhar a carne crua a uma temperatura suficientemente alta para matar essas bactérias”, indica.

Peito de frango cru sendo preparado para refeição com temperos ao redor - Metrópoles
Lavar o frango pode favorecer a propagação de bactérias para utensílios e alimentos próximos

o a o

Caso se pergunte como deve ser o processo de higienização adequado no preparo e manuseio do frango, a especialista ensina um o a o. “Seguindo essas orientações, há a redução dos riscos de contaminação e o alimento é preparado de forma segura para o consumo”, reitera a expert em comportamento alimentar.

1. Limpeza das mãos e utensílios

Antes de manipular o frango, a nutricionista instrui lavar bem as mãos com água e sabão. “Certifique-se de que as superfícies e utensílios que entrarão em contato com o frango estejam limpos, como facas, pias e tábuas de corte”, complementa.

2. Armazenamento adequado

“O frango deve ser mantido em temperatura adequada, refrigerado a 4ºC ou menos, até o momento de ser preparado”, salienta Adriana. Ela acrescenta que deve ser evitado deixar o alimento fora da geladeira por mais de duas horas: “Isso pode favorecer o crescimento de bactérias.”

Foto colorida de dois peitos de frango cru em uma tábua de madeira - Metrópoles
A nutricionista esclarece que essa carne não pode ficar por mais de duas horas fora da geladeira

3. Cozimento adequado

Segundo a especialista, a melhor forma de garantir que o frango esteja livre de bactérias perigosas é “cozinhando a carne completamente”. A temperatura interna do alimento deve atingir pelo menos 75ºC, principalmente nas partes mais grossas, como o peito e as coxas. “Um termômetro culinário pode ajudar a garantir essa temperatura”, sugere.

4. Evitar a contaminação cruzada

Ao cortar ou temperar o frango, utilize utensílios e tábuas separados para a carne e para outros alimentos, como vegetais, conforme recomenda a nutricionista. “Após o uso, lave-os com água quente e sabão”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?