Morning Shed: veja se trend de skincare no TikTok é segura para a pele
À coluna, a dermatologista Joana Costa lista os prós e contras desta trend de skincare que está bombando no TikTok
atualizado
Compartilhar notícia

O universo do skincare sempre esteve muito presente nas redes sociais. Dicas e tendências envolvendo cuidados com a pele e beleza são conteúdos frequentes em mídias como o TikTok. A novidade da vez se chama Morning Shed. Mas embora seja um conceito interessante, ele tem suas ressalvas!
O termo Morning Shed consiste na aplicação de múltiplos produtos e órios de skincare antes de dormir. Máscaras faciais, adesivos hidratantes, fitas antirrugas e toucas de cetim são exemplos comuns. A ideia é “tratar” a pele — e até o cabelo — enquanto dorme e, ao acordar pela manhã, remover todos os produtos, resultando em uma aparência mais “reluzente”.
Mas será que a técnica realmente funciona? Qual é o posicionamento médico sobre o tema? Há perigos para a saúde?
Recorrendo à dermatologista Joana Costa, a coluna Claudia Meireles descobriu os prós e contras dessa trend. Ela já adianta:
“Se você quer testar o Morning Shed, faça isso com cautela e inteligência. Algumas práticas dessa tendência podem ser benéficas, como a hidratação intensa e a criação de um ritual de autocuidado. No entanto, os excessos podem prejudicar mais do que ajudar”.

Benefícios
De acordo com a especialista, alguns aspectos do método podem ser positivos para a pele, como a hidratação profunda e regenerativa durante a noite, a proteção capilar com toucas de cetim e o incentivo ao autocuidado e à consistência na rotina de skincare.
“O Morning Shed é indicado para pessoas com peles secas e maduras, devido à hidratação extra. Já indivíduos com peles oleosas e sensíveis devem evitar o excesso de produtos para não agravar problemas como acne e irritações”, diz.
Fique em alerta!
Por outro lado, apesar dos benefícios listados acima, segundo Joana, exagerar nos produtos pode gerar efeitos negativos. Alguns deles são:
- Obstrução dos poros e surgimento de acne;
- Risco de irritação e reações alérgicas devido à mistura de ativos;
- Impacto na qualidade do sono pelo desconforto causado pelos produtos e órios.
Dicas da expert
Aos curiosos que se interessaram pela técnica, Joana Costa dá alguns truques para colocá-la em prática sem trazer riscos à saúde:
- Evite misturar ativos fortes como ácidos e retinol com outros ingredientes sem orientação médica;
- Dê preferência a poucos produtos eficazes ao invés de camadas excessivas;
- Respeite seu tipo de pele — as oleosas e acneicas podem reagir mal ao excesso de produtos oclusivos;
- Fique atento aos sinais da sua pele — vermelhidão, coceira e espinhas são alertas de que algo está errado.

Alternativas mais seguras
Para uma pele bonita e saudável sem a necessidade de aderir às tendências da internet, a médica sugere focar em uma rotina equilibrada sempre dando prioridade a produtos específicos e indicados por um profissional.
No entanto, ela cita algumas opções eficazes:
- Retinol para renovação celular e firmeza;
- Ácido hialurônico para hidratação intensa;
- Niacinamida para controle da oleosidade e uniformização do tom da pele;
- Peptídeos para estimular a produção de colágeno.
“Morning Shed pode ser uma experiência interessante, mas o mais importante é lembrar que não existe atalho para uma pele saudável. O que realmente funciona é um bom skincare diário, alimentação balanceada, estímulo de colágeno no consultório e acompanhamento profissional”, frisa a dermatologista.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.