Médicos elegem o melhor alimento contra o envelhecimento do cérebro
O neurofisiologista Raphael Wald e a médica expert em prevenção do Alzheimer Annie Fenn recomendaram comer um alimento bom para o cérebro
atualizado
Compartilhar notícia

Quando se trata de adotar medidas comprovadas para ajudar o funcionamento do cérebro e prevenir doenças neurodegenerativas e o declínio mental, vale ficar atento às orientações dadas por médicos e especialistas no assunto. Experts dos Estados Unidos aconselharam comer um alimento benéfico ao principal órgão do sistema nervoso.
De acordo com o neurofisiologista Raphael Wald e a médica especialista em prevenção do Alzheimer Annie Fenn, as nozes ocupam o topo do rol de melhores alimentos para beneficiar o cérebro por conta da “quantidade de nutrientes e gorduras saudáveis”. “As nozes até parecem pequenos cérebros, o que torna fácil lembrar que são neuroprotetoras”, frisou a expert.

As nozes são ricas em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. Segundo Annie Fenn, o alimento apresenta alto teor dos antioxidantes polifenois e vitamina E, substâncias consideradas boas para a saúde do órgão do sistema nervoso.
“Esses nutrientes são importantes para bloquear a inflamação que envelhece prematuramente o cérebro”, detalhou a médica.
A especialista em prevenção do Alzheimer relatou que um estudo de 2022 mostrou que incluir uma porção extra de nozes à dieta mediterrânea funcionou como uma estratégia de aumento do teor de polifenois. Na pesquisa, os cientistas perceberam o ganho de volume cerebral em quem ou a ingerir o alimento.

A dupla de médicos dos Estados Unidos comentou que as nozes trazem compostos que ajudam a controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, também previnem doenças cardíacas. O combo de benefícios provenientes do consumo diário do alimento funciona de forma a melhorar a saúde do cérebro.
“Isso ocorre porque a saúde cardíaca e vascular permite que o corpo forneça mais facilmente ao cérebro os nutrientes e o oxigênio necessários para prosperar”, garantiu Wald, neurologista do Baptist Marcus Neuroscience Institute, nos Estados Unidos. A dupla de especialistas recomendou comer nozes sem sal por ter menor quantidade de sódio.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.