body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Médico de Harvard cita que comer esta fruta reduz o risco de depressão

O estudo, que analisou a relação da fruta com a depressão, é do médico Raaj Shishir Mehta. Nutricionista explica os benefícios do alimento

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de frutas juntas em cima de uma mesa
1 de 1 Imagem colorida de frutas juntas em cima de uma mesa - Foto: Getty Images

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior índice de depressão na América Latina, afetando cerca de 5,8% da população brasileira, o que equivale a mais de 11 milhões de pessoas. De acordo com um médico e instrutor da Escola Médica de Harvard, dos Estados Unidos, o consumo de uma fruta diminui o risco de incidência da doença mental.

Publicado na revista científica Microbiome no ano ado, o estudo do médico Raaj Shishir Mehta demonstrou que o consumo diário de uma laranja de tamanho médio contribuiu com a redução do risco do desenvolvimento de depressão em 20%. Ao todo, os dados de mais de 30 mil mulheres foram analisados na pesquisa.

“Descobrimos que comer uma laranja média por dia pode reduzir o risco de desenvolver depressão em cerca de 20%”, salientou Mehta ao portal estadunidense New York Post.

5 imagens
Laranjas são ricas em fibras e antioxidantes
Por ser cítrica, a laranja tem ativos que contribuem para a detoxificação
A laranja está recheada de nutrientes
Laranja é rica em vitamina C
1 de 5

A fruta indicada no estudo é a laranja

Wera Rodsawang/Getty Images
2 de 5

Laranjas são ricas em fibras e antioxidantes

Getty Images
3 de 5

Por ser cítrica, a laranja tem ativos que contribuem para a detoxificação

Eric Audras/Getty Images
4 de 5

A laranja está recheada de nutrientes

Aiselin82/Getty Images
5 de 5

Laranja é rica em vitamina C

Getty Images

Segundo o instrutor de Harvard, esse efeito “parece ser específico” para frutas cítricas, a exemplo de laranja, limão, mexerica, toranja e maracujá. “Quando olhamos para o consumo total de frutas ou vegetais das pessoas, ou para outras frutas individuais, como maçãs ou bananas, não vemos nenhuma relação entre ingestão e risco de depressão”, frisou.

Estudo

  • Ao avaliarem amostras de fezes das participantes, os pesquisadores notaram que o maior consumo de frutas cítricas estava associado ao aumento dos níveis de uma determinada bactéria intestinal.
  • A bactéria é a Faecalibacterium prausnitzii.
  • Esse micro-organismo é conhecido por dispor de propriedades anti-inflamatórias, mas também por auxiliar os neurotransmissores serotonina e dopamina a chegarem ao cérebro.
  • Os estudiosos reconheceram como “limitação” da pesquisa a participação de mulheres brancas de meia-idade.
Foto colorida de metade de laranjas cortadas - Metrópoles
A fruta soma propriedades capazes de beneficiar a saúde do intestino e, por conseguinte, contribuem para a produção de neurotransmissores

Ao New York Post, o médico Raaj Shishir Mehta enfatizou que “não dá para comparar a eficácia das frutas cítricas com os antidepressivos tradicionais”. “Esses medicamentos geralmente são usados para tratar a depressão quando a pessoa já a está vivenciando”, ressaltou o instrutor da Universidade de Harvard.

Benefícios de comer a fruta

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a nutricionista Juliana Andrade,  colunista do Metrópoles, explica que as frutas cítricas — a exemplo da laranja — desempenham um “papel interessante na saúde intestinal”. Na avaliação da especialista, esse papel “vai além do processo de digestão“.

Foto colorida de fatias de laranja - Metrópoles
Comer uma laranja todo dia ajuda a diminuir o risco de depressão, conforme o estudo

“Consumir essas frutas favorece a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, considerados essenciais para o bem-estar emocional”, sustenta Juliana. Ela destaca quanto a essas opções serem ricas em fibras, vitaminas e compostos bioativos, que estimulam o crescimento de bactérias benéficas no intestino, como a Faecalibacterium prausnitzii.

“Sabemos que um intestino saudável influencia não só o humor, mas também a imunidade, a absorção de nutrientes e até a qualidade do sono. Por isso, incluir alimentos naturais como laranja, limão e outras frutas ricas em fibras e compostos bioativos é um o simples e poderoso para cuidar da saúde como um todo”, reitera a nutricionista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?