Médica cita melhores horários para consumir a “bebida da longevidade”
A médica Elodia Ávila explica que, para absorver ao máximo os benefícios da “bebida da longevidade”, deve-se tomá-la em alguns momentos
atualizado
Compartilhar notícia

Recorrer a hábitos que melhoram a saúde e ajudam a viver mais é uma das técnicas adotadas por quem almeja chegar — e ultraar — aos 100 anos. Conforme explica a médica Elodia Ávila, uma bebida tende a contribuir com a longevidade, no caso, o chá verde.
Conforme a especialista, a infusão soma propriedades que retardam o envelhecimento celular. “Dentre as bebidas mais estudadas nesse contexto, o chá verde se destaca como um dos mais potentes aliados da longevidade”, enfatiza.
“A principal catequina presente na bebida, a epigalocatequina-galato (EGCG), tem demonstrado benefícios da longevidade por reduzir inflamações crônicas; proteger contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson; e melhorar a função cardiovascular”, discorre a professora de neurociências.
A professora de neurociências explica que, para absorver ao máximo os benefícios da “bebida da longevidade”, é preciso consumi-la em determinados períodos do dia. “O momento ideal para consumir o chá verde depende do objetivo e da tolerância individual à cafeína”, argumenta Elodia.
Momento de consumo
Abaixo, confira as orientações da médica:
1. De manhã e à tarde
Tomar nesses períodos ajudará na obtenção de energia e foco mental, sem os picos de ansiedade causados pelo café. “O chá verde tem cafeína, mas combinada com L-teanina, proporciona um estado de alerta mais equilibrado e duradouro”, esclarece a especialista.
2. Antes ou depois das refeições?
Elodia Ávila sugere ingerir a bebida, que favorece a longevidade, 30 minutos antes das refeições a fim de otimizar a digestão e a absorção de nutrientes. Em casos de sensibilidade gástrica, a médica aconselha consumir após a refeição para evitar desconforto. “É preferível”, pontua.

3. À noite
A especialista indica evitar tomar o chá verde à noite. “Pode interferir na qualidade do sono, especialmente em pessoas sensíveis à cafeína”, salienta.
Outros benefícios da “bebida da longevidade”, conforme lista a médica
- Melhora o metabolismo e a regulação do peso corporal.
- Reduz a resistência à insulina, ajudando na prevenção da diabetes tipo 2.
- Protege contra câncer devido à ação na modulação do crescimento celular e apoptose.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.