Irmão de Diana exalta coragem de Harry em processo contra editora
Charles Earl Spencer comemorou acordo judicial firmado pelo príncipe Harry com uma editora de jornal por violação de privacidade
atualizado
Compartilhar notícia

O príncipe Harry firmou um acordo judicial com a News Group Newspapers (NGN), editora responsável pelo portal The Sun, e foi elogiado pelo irmão da falecida princesa Diana, Charles Earl Spencer. O caçula do rei Charles III processou a empresa jornalística por cometer práticas ilegais de coleta de informações e violação de privacidade, como o uso de grampos telefônicos.
Entenda o que aconteceu:
- O príncipe Harry acusou a editora de coleta ilegal de informações entre 1996 e 2011;
- Esse período coincidiu com a morte da princesa Diana, aos 36 anos, em agosto de 1997;
- O julgamento do caso de Harry e a NGN deveria durar em torno de 10 semanas;
- O príncipe daria depoimento no tribunal, mas não foi necessário;
- Nessa terça-feira (21/1), o duque de Sussex pediu dois adiamentos de última hora por conta das negociações;
- Nesta quarta-feira (22/1), o advogado de Harry, David Sherborne, declarou que as partes “chegaram a um acordo”;
- A editora emitiu um pedido de desculpas a Harry, além de concordar com o pagamento dos “danos substanciais”;
- Segundo o portal britânico Express, o duque de Sussex deverá embolsar uma “quantia exorbitante de indenização” da editora;
- “Hoje prova que ninguém está acima da lei. Chegou a hora da responsabilização”, disse o advogado de Harry.
Ao receber a notícia, Charles Earl Spencer compartilhou uma postagem no Instagram para celebrar o acordo do sobrinho. “É preciso muita coragem para enfrentar grandes organizações midiáticas como esta, e uma tenacidade incrível para ganhar contra elas”, escreveu.
“É maravilhoso que o Harry também tenha conseguido um pedido de desculpas para a sua mãe — ela ficaria imensamente tocada por este fato, tenho certeza, e também orgulhosa”, acrescentou o irmão da princesa Diana.

Pedido de desculpas ao príncipe Harry
O grupo de notícias emitiu um pedido de desculpas ao duque de Sussex: “A NGN pede desculpas ainda ao duque pelo impacto sobre ele da ampla cobertura e da séria intrusão em sua vida privada, bem como na vida privada de Diana, princesa de Gales, sua falecida mãe, em particular durante seus anos mais jovens.”
“Reconhecemos e pedimos desculpas pela angústia causada ao duque e pelos danos infligidos aos relacionamentos, amizades e família, e concordamos em pagar a ele danos substanciais”, dizia a declaração.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram