Expert revela 6 dicas valiosas para a sua maquiagem não craquelar
Isabel de Santis explica por que muitas maquiagens ficam craqueladas e como evitar esse efeito indesejado. Aprenda truques infalíveis!
atualizado
Compartilhar notícia

Há quem tente de tudo para evitar o temido efeito craquelado da maquiagem. Mesmo assim, nem sempre é possível se esquivar dessa aparência nada agradável em uma produção feita em casa.
De acordo com a beauty artist Isabel de Santis, o craquelamento acontece quando a pele da pessoa está excessivamente seca, condição geralmente causada por falta de hidratação, excesso de pó ou ambos.
“Várias vezes, quando me encontro com a noiva em seu dia de teste, proponho acrescentar alguma etapa em seu skincare, para que no dia do casamento a make fique ainda mais bonita. Em absolutamente todas as vezes o resultado surpreende!”, conta à coluna Claudia Meireles.
Segundo a profissional, muitas pessoas ainda confundem o efeito craquelado com aquela maquiagem em que as linhas de expressão estão muito marcadas. “As linhas de expressão evidentes ocorrem com acúmulo de produto, o que não significa, necessariamente, que a make craquelou. Nesse caso, o excesso de produto pode estar se depositando e se movimentando nas linhas sem causar o ressecamento característico do craquelamento”, esclarece.
A qualidade do produto tem alguma relação com o efeito craquelado?
Para Isabel, sem dúvida, a qualidade dos produtos aplicados na pele desempenha um papel fundamental. “Claro que qualidade não é sinônimo de produto importado. Mas temos sempre que ficar de olho nos ingredientes e na tecnologia dos itens que escolhemos”, observa.

Seis dicas valiosas para não deixar a make craquelar
A pedido da coluna, a beauty artist revelou segredos infalíveis para evitar que a maquiagem craquele. Nos tópicos abaixo, ela explica o que pode ser feito para evitar esse efeito e como melhorar a preparação da pele para um acabamento mais bonito:
1 – Hidrate a pele corretamente
Antes de iniciar a maquiagem, é essencial hidratar a pele com um hidratante adequado para o seu tipo específico. “Este será um hidratante mais leve”, afirma Isabel.
2 – Use um hidratante mais espesso em áreas com linhas finas
Em regiões como bigode chinês, abaixo dos olhos ou outras áreas propensas a linhas de movimento, opte por um hidratante mais denso para garantir uma melhor preparação da pele. “Lembre-se, também, dar tempo para que a hidratação seja absorvida e, enfim, seguir com os próximos os”, acrescenta.

3 – Escolha produtos que não sejam excessivamente secos
Opte por bases e corretivos que tenham uma textura equilibrada e sejam bem espalhados na pele para evitar o ressecamento e o craquelamento. “Caso a sua pele seja oleosa, evite aplicar a base abaixo dos olhos, por ser a região mais propensa a craquelar. Opte apenas por corretivos mais leves e hidratantes”, recomenda a profissional.
4 – Prefira camadas finas de produto
É melhor construir camadas finas do que aplicar uma camada muito grossa. “Imagine como se fosse uma aplicação de esmalte! Se fizermos apenas uma camada com a cobertura final que desejamos, dificilmente cará bonito e uniforme”, ensina Isabel.
5 – Encontre o corretivo ideal para sua pele
Cada pele reage de forma diferente a certos produtos. Se possível, antes de comprar, teste diferentes corretivos para descobrir qual funciona melhor para você.

6 – Aplique o pó de forma leve e uniforme
“Muitas pessoas, incluindo eu, pulo essa etapa no dia a dia, mas, para eventos à noite, ou para quem preferir mesmo selar a maquiagem toda, sem craquelar, use pouco pó e distribua-o bem”, diz a maquiadora.
“Durante meus atendimentos, peço para o cliente olhar para o teto, esticando bem a região abaixo dos olhos, removo qualquer acúmulo de produto e pressiono suavemente o pó com uma esponjinha, me certificando de que esteja bem uniforme”, continua.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.