Especiaria anti-inflamatória pode ajudar no controle da diabetes; veja
Especiaria rica em antioxidantes é anti-inflamatória, relaxante, rica em nutrientes e também pode ajudar no controle do açúcar no sangue
atualizado
Compartilhar notícia

Conhecida pelas propriedades medicinais, a sálvia pode proporcionar diversos benefícios para a saúde. A especiaria, normalmente consumida como chá ou tempero, tem efeito calmante, anti-inflamatório e também é extremamente nutritiva.
De acordo com a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais Tatiane Schallitz, além de conter antioxidantes, como ácidos fenólicos e flavonoides, que ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres, a planta medicinal também é fonte de vitaminas A, C e K, cálcio, magnésio e ferro. “Esses nutrientes contribuem para a saúde dos ossos, a imunidade e a coagulação sanguínea”, explica Tatiane.

Por ser rica em antioxidantes e ter propriedades anti-inflamatórias, a sálvia pode contribuir para o equilíbrio metabólico e também ajudar no controle do açúcar no sangue.
“Alguns estudos indicam que os compostos presentes na sálvia podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para pessoas com diabetes tipo 2 ou em risco de desenvolvê-la”, afirma Tatiane Schallitz.
Além disso, a nutricionista afirma que a especiaria também está associada a melhorias na saúde mental. “Pesquisas sugerem que ela pode ajudar na melhora da memória e na função cognitiva, devido a compostos como os diterpenos, que podem ter um impacto positivo no sistema nervoso. Além disso, a sálvia tem propriedades calmantes que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade”, destaca.
De acordo com a especialista, para aproveitar ao máximo as propriedades anti-inflamatórias da sálvia, ela pode ser adicionada a diversas preparações culinárias. Além disso, ela considera o chá da planta, seca ou fresca, uma opção eficaz e que pode potencializar o efeito relaxante.
“A sálvia pode ainda ser usada como tempero para carnes e legumes, agregando sabor e benefícios à refeição. Outra dica é combiná-la com outras ervas e especiarias anti-inflamatórias, como açafrão e gengibre, para potencializar os efeitos”, indica.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram