Descubra qual suco é considerado um elixir no combate a doenças
A coluna conversou com um nutricionista para entender como um suco, queridinho da ciência, é capaz de auxiliar no combate a doenças
atualizado
Compartilhar notícia

De tempos em tempos, um alimento ganha destaque no universo da nutrição devido a seus benefícios à saúde. Agora, o aipo — ou salsão, como é conhecido no Brasil — volta aos holofotes como um poderoso aliado na redução de inflamações. O suco desse ingrediente é apontado como um detox natural, e está entre as principais recomendações para quem busca um organismo mais equilibrado e livre de toxinas.
A fama do vegetal verde é tanta que ele se tornou tema de um livro best-seller nos Estados Unidos. Escrito pelo autor Anthony William, o manual sobre o suco de aipo detalha os efeitos positivos da bebida na proteção contra doenças e no alívio de sintomas crônicos.

Mas, afinal, o que faz do aipo um superalimento? Para entender melhor o potencial do alimento e destacar quais são os reais benefícios do suco para o organismo, a coluna recorreu ao nutricionista Leonardo Dias.
Entenda:
- O aipo é considerado um superalimento devido aos altos índices de fibras, vitaminas e minerais;
- O vegetal é um importante aliado para a melhora da digestão, controle de pressão e equilíbrio do açúcar no sangue.
- Por conter compostos anti-inflamatórios, o aipo é considerado um elixir para aliviar dores crônicas, como artrite e até fibromialgia.
Segundo Leonardo Dias, o aipo pode, sim, ser considerado um remédio natural para o organismo. Diante da presença de fibras, vitaminas K e C, e minerais, como potássio e cálcio, o vegetal é um agente para reduzir inflamações e auxiliar na ação diurética do corpo.
“A cada 100 gramas, ele tem apenas 14 calorias e um alto teor de água, o que auxilia na hidratação e no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, a presença de compostos como apigenina e luteolina, age como ‘apagadores de incêndio’ no corpo, reduzindo as substâncias inflamatórias. É muito indicado para quem sente dores articulares ou quer algo natural para complementar o tratamento de doenças”, comenta.
Veja como incluir o suco de aipo no seu dia a dia

No livro de Anthony William, depois de higienizar bem o alimento, o autor sugere utilizar um maço do aipo in natura e processá-lo numa centrífuga ou no liquidificador, com pouca água.
Depois de coar a bebida, o ideal é que ela seja consumida em jejum, esperando cerca de 15 a 30 minutos para dar continuidade à rotina matinal. Embora a receita pareça ser fácil e ível, Leonardo Dias adverte sobre a quantidades.
“É preciso estar atento aos exageros. Até 250 ml do suco por dia está ótimo. Podemos combinar a receita com ingredientes como maçã e limão, para melhorar o sabor. Outro ponto importante é moderar o consumo por quem tem problemas renais ou está grávida”, alerta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.