Conselho de Cooperação do Golfo celebra 3ª edição de Iftar de Ramadã
Nessa quarta-feira (12/3), os embaixadores do Conselho de Cooperação dos Países do Golfo realizaram a 3ª edição do Iftar de Ramadã
atualizado
Compartilhar notícia

Nessa quarta-feira (12/3), os embaixadores do Conselho de Cooperação dos Países do Golfo realizaram a 3ª edição do Iftar de Ramadã, evento que marca o fim do jejum diário da comunidade islâmica durante o mês sagrado, um dos cinco pilares do Islã.A celebração ocorreu no espaço Villa Rizza, no Setor de Clubes Sul, reunindo convidados e autoridades para um momento de confraternização e reflexão sobre valores como abstinência, oração e benevolência.
No Islã, o calendário é regido pelo sistema lunar, e cada mês recebe um nome específico. O nono mês é chamado de Ramadã, período em que, segundo a crença islâmica, Deus revelou a escritura sagrada, o Alcorão.
Conselho de Cooperação do Golfo celebra o Iftar de Ramadã em Brasília
Como parte da celebração do período, a comunidade se abstém da ingestão de alimentos, bebidas e outras práticas, como fumar e beber, desde antes do nascer do sol até o pôr do sol. Independentemente do local onde se encontram, os fiéis mantêm essa tradição — e em Brasília, não foi diferente.
Para marcar a data de forma especial, o Conselho de Cooperação dos Países do Golfo – composto por Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Omã, Catar e Kuwait – criou um ambiente que refletia a cultura e os costumes das nações que seguem a doutrina muçulmana.

A vice-embaixadora dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Maisoon AlDah, subiu ao púlpito e fez questão de agradecer a presença de cada convidado. “Essa celebração que está se tornando uma tradição e fortalece a união e a cooperação entre nós. Sendo assim, desejamos a todos um Ramadan Kareem”, declarou Maisoon AlDah, solicitando que todos ouvissem as palavras do secretário-geral do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo, H.E. Jasem Mohamed AlBudaiwi.
Por meio de um vídeo gravado, H.E. Jasem Mohamed AlBudaiwi, expressou sua satisfação com a iniciativa e destacou a importância da presença dos embaixadores e representantes dos países-membros, reforçando o espírito de irmandade e cooperação entre o GCC e o Brasil.
“Que o mês sagrado do Ramadã traga paz, prosperidade e bênçãos para todos nós. Quero estender minhas mais sinceras felicitações pelo mês sagrado e também parabenizar a iniciativa de vossas excelências, os embaixadores e representantes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo, acreditados em Brasília, por organizarem este jantar anual de Iftar”, afirmou.
Relação de amizade e intercâmbio cultural com o Brasil
Como uma forma de ressaltar os valores culturais do evento, H.E. Jasem Mohamed AlBudaiwi aproveitou a ocasião para destacar a importância da relação de amizade entre as países mulçumanos e o Brasil.
“O conselho permanece firme em fortalecer sua parceria estratégica, com nações amigas com as quais compartilhamos relações profundamente enraizadas. Em 2024, o comércio entre os nossos dois lados atingiu aproximadamente US$ 17 bilhões e um aumento de 5,7% em relação a 2023. Embora esse crescimento seja encorajador, nos inspira a expandir nossa parceria econômica”, enfatizou o secretário-geral do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo.
Entre os convidados, a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, também marcou presença na celebração. Ao discursar, expressou sua gratidão pelo convite e a honra de representar o governo brasileiro em uma ocasião tão significativa.

“O período do Ramadã mobiliza a comunidade islâmica — que abrange um quarto da população do planeta. Transmito os melhores votos aos muçulmanos de todo o Brasil e, por seu intermédio, aos muçulmanos do mundo. Nessa ocasião, somos convidados a refletir sobre valores que ressoam fortemente no período sagrado do islã, como a bondade e a solidariedade – e que devemos cultivar continuamente em nossas vidas, contribuindo para um mundo mais justo e pacífico”, reitera a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Jantar sofisticado

Para garantir uma experiência imersiva na cultura islâmica, o Conselho de Cooperação dos Países do Golfo ofereceu aos convidados pratos típicos de seus países. Os sabores e temperos cuidadosamente selecionados refletiam a delicadeza e a riqueza da culinária árabe, proporcionando um verdadeiro intercâmbio gastronômico e cultural.
Confira quem esteve presente no evento de Ifta Ramadã, pelo olhar de Gustavo Lucena:
































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.