Condicionador ou máscara capilar: dermatologista diz qual é o melhor
Dermatologista revela se trocar condicionador por máscara capilar na hora da lavagem é benéfico para os fios
atualizado
Compartilhar notícia

Quando o assunto é cuidados com os cabelos, o condicionador e a máscara capilar aparecem como produtos indispensáveis. Apesar de cada um ter a própria função, muitas pessoas ficam em dúvida se podem — ou não — substituir o primeiro pelo segundo.
Para esclarecer essa ideia, a coluna Claudia Meireles conversou com a médica Thalita Carlesso. Segundo ela, dependendo do objetivo, a substituição é válida.
A especialista destaca que o condicionador é de uso diário ou frequente e tem ação mais superficial e rápida, sendo ideal para o dia a dia. “O condicionador é fundamental para selar as cutículas do fio, que são abertas durante a lavagem com o shampoo”, explica.

Já a máscara de hidratação tem ação mais profunda e potente, com maior concentração de ativos. “É indicada para tratamentos mais intensivos, geralmente 1 a 2 vezes por semana, especialmente em cabelos danificados, descoloridos ou ressecados”, detalha.
Portanto, para a manutenção diária, o condicionador é mais indicado. Já se o cabelo estiver danificado, seco ou poroso, a máscara pode oferecer melhores resultados em tratamentos semanais.
Apesar disso, Thalita Carlesso observa que muitas máscaras capilares têm ação condicionante e contêm, em sua composição, agentes emolientes e acidificantes capazes de selar as cutículas como um bom condicionador. “Essas máscaras podem, ocasionalmente, substituir o condicionador, principalmente em rotinas com lavagens menos frequentes ou em cabelos que exigem mais tratamento”, salienta a médica.

No entanto, a profissional faz um alerta para o uso diário exclusivo de máscara de hidratação, que, segundo ela, pode pesar os fios, especialmente os mais finos ou oleosos. “O ideal é intercalar”, ensina.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.