1 de 1 modelos na area
- Foto: Kristy Sparow/WireImage via Getty Images
O maximalismo dos anos 1980 invadiram, literalmente, o apartamento de Gabrielle Chanel, no número 31 da Rue Cambon, em Paris. O estilo deu tom à primeira coleção Métiers d’Art da Chanel sob o comando da nova diretora criativa, Virginie Viard. As coleções do segmento são uma vitrine temática que celebra os ateliês da grife sa anualmente. No pre-fall 2020, bordados delicados com fios dourados e muitas penas, pérolas, paetês, luvas e chapéus estavam nas arelas nessa quarta-feira (04/12/2019).
Vem comigo!
Os aposentos que cercaram e inspiraram a rotina da fundadora no século 19 foram recriados com decoração assinada pela cineasta Sofia Coppola, vencedora do Oscar, para o desfile. O cenário construído em escala hollywoodiana levou a famosa escada espelhada do prédio adquirido por Gabrielle em 1910 para o desfile atual. No ado, os degraus davam o, do ateliê da estilista, aos quartos que ficam no terceiro andar.
Lá, também foram realizados os primeiros desfiles da Chanel, há quase um século. Os espelhos recortados permitiam que a estilista observasse do andar de cima a reação dos convidados assistindo às modelos que desciam pelos degraus.
A cenografia da arela retratou a famosa escada da casa de Gabrielle Chanel
Fila final com as modelos para o desfile da Chanel Metiers d’Art 2019/20 no Grand Palais
Ao acender das luzes na arela, lustres de cristal ordenados com velas desceram do teto e abrilhantaram a catwalk localizada no Grand Palais. A locação serve de palco para a marca desde 2005 e já foi transformada em supermercado, aeroporto, praia, restaurante e cassino.
O 18º ano de Métiers d’Art foi marcado com os códigos de Coco Chanel, traduzidos em looks divertidos e interessantes. O perfume número 5, por exemplo, apareceu como miniatura em colar dourado. Os ramos de trigo também estavam presentes. A camélia branca floresceu em estampas e criou textura ao ser aplicada como detalhe nas peças.
Broches de camélias apareceram em peças de luxo na coleção Métiers d’Art da Chanel
Camélias pontuaram órios de cabeça e broches detalharam peças da coleção
A nova mulher da Chanel, apresentada por Virginie Viard, foi perfumada pelo glamour jovem e estampas tie-dye. Surge mais moderna, jovem, sexy e ousada. Majoritariamente monocromática, a coleção homenageia o lendário arquivo da maison com uma modernidade discreta e suave.
A clássica bolsa Le Boy foi levada em versão mini. Já a gaiola que decora a mesa de centro no antigo apartamento de Coco tornou-se clutch. Os tradicionais tailleurs, usados com cropped, foram somados à poderosa sensualidade dos anos 1980.
A bolsa em formato de gaiola recebeu a clássica alça de corrente da Chanel
Tecidos fluidos trouxeram leveza para a nova mulher da Chanel
Aplicações em penas reforçaram a feminilidade das peças românticas
Peças em seda foram combinadas com outras texturas, como o moletom de algodão
Blusas cropped marcaram a nova silhueta
As silhuetas quadradas na época de Lagerfeld agora apresentam fluidez em tecidos de seda branco, drapeados e modelos mais justos ao corpo em materiais cintilantes. A riqueza luxuosa de temporadas adas deu lugar a uma simplicidade sa, peças românticas e vestidos cintilantes.
Os toques oitentistas foram além dos ombros marcados. Explosão de brilho e muitas cores inspiraram também a beleza do desfile, com direito a gel nos cabelos e maquiagem dramática. O penteado molhado recebeu uma mistura variada de órios, como laços de fita, maxitiaras acolchoadas em veludo e presilhas de camélia.
Com cabelos banhados em gel, aplicações em cristal deram ponto de luz ao olhar das modelos
Batons vinho e em tons escuros chamaram atenção em beleza do desfile. Tiara com enchimento foi outro ório que pontuou a cabeça das modelos
Sombra metalizada foi a terceira opção de maquiagem, complementada por cabelos soltos com fitas de veludo usadas como faixa de cabeça
Gigi Hadid, Kaia Gerber e a italiana Vittoria Ceretti estavam entre as top models escolhidas. Elas riscaram as arelas com make melodramática. O metalizado também apareceu nos olhos das modelos e cristais foram aplicados no canto interno, iluminando o olhar. Para finalizar a beleza festiva, as unhas pintadas de branco receberam a logomarca de duplo C da maison.
A veterana Gigi Hadid apareceu sem camisa por baixo do clássico casaco de tweed
A modelo e atriz estadunidense Kaia Gerber riscou as arelas da Chanel em Paris
Outra modelo que roubou a cena nas arelas foi Vittoria Ceretti
Várias fashionistas marcaram presença no evento. Penélope Cruz, Marion Cotillard, Vanessa Paradi e Kristen Stewart foram prestigiar a Chanel.
Ao final da apresentação, amigos e embaixadores da Chanel se reuniram no restaurante La Coupole para jantar intimista. O pós-evento foi embalado por um concerto de piano na voz da cantora Agèle.
Colaborou Sabrina Pessoa
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui. Também não deixe de conferir as publicações no Instagram.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?