Professora de yoga Luciana Lobo lança livro após diagnóstico de câncer
Ela já está produzindo sua segunda obra literária e comemora o sucesso de três projetos sociais
atualizado
Compartilhar notícia

Prestes a realizar um sonho, Luciana Lobo se deparou com uma surpresa para lá de desafiadora: após um segundo exame – e com a insistência de sua massoterapeuta – a professora de yoga e mestra em Ciências Biológicas recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Aos 41 anos, ela se preparava para inaugurar um estúdio de yoga focado em autocuidado através das PICs, Práticas Integrativas e Complementares.
Mal sabia que, a partir daquele momento, em maio de 2017, sua vida tomaria um rumo diferente. A jornada do diagnóstico, ando pelo tratamento até a remissão do câncer, se tornou um livro. A obra O que Aprendi com Minhas Células Rebeldes? teve a colaboração da jornalista Brunna Condini e será lançada ainda este mês.

Durante o tratamento da doença, a professora de yoga criou três projetos sociais que beneficiam pacientes oncológicos gratuitamente. “Eles foram criados nas minhas madrugadas insones, por conta dos efeitos colaterais da quimioterapia e dos corticoides no organismo”, diz a autora.
As iniciativas partiram de um desejo de Luciana de transformar a situação em algo positivo. Ela pensou em dividir os benefícios que recebia ao praticar yoga com outras pessoas que estivessem ando pela mesma fase.
Dessa forma, criou o Instituto ZENcancer, que proporciona práticas integrativas e complementares aos seus tratamentos, como a yoga e a meditação. Na mesma época, Luciana Lobo desenvolveu um projeto de extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), baitzado de Vamos falar de câncer?. A ideia era assistir aos estudantes e profissionais da área, e até crianças com ou sem câncer, por meio de compartilhamento de informações validadas cientificamente e produção de material didático sobre o tema.
Por fim, o Com fiar, seu terceiro projeto, surgiu com o intuito de viabilizar aulas de crochê para criação de perucas e brinquedos a crianças em tratamento.
”Lembro que ainda estava em tratamento e vinham me pedir para conversar com pessoas recém-diagnosticadas. É lindo como existe essa rede invisível de apoio. Uma voz dentro de mim dizia que eu tinha que estar bem para ajudar essas pessoas. Falo isso para quem está no ZENcancer. Nós, que amos por isso, temos que ajudar quem virá depois. Podemos influenciar positivamente ou negativamente os outros. É sempre uma escolha”, diz.
“Para escrever esse livro com a Luciana, tive que me permitir uma experiência muito diferente. Nos cinco meses em que escrevemos, precisei tentar verdadeiramente estar em seu lugar. E, muitas vezes, nossos textos se misturavam. O que mais me tocou é que em nenhum momento ela pensou apenas na própria vida. Sempre quis mostrar que as pessoas que avam pelo mesmo não estavam sós. Acho que o mundo precisa dessa empatia”, relatou a jornalista Brunna Condini.

Luciana Lobo já deu início ao segundo livro. O título escolhido foi Dias de Recolhimento – Um Olhar para Dentro, em razão da Covid-19. Com organização de conteúdo e entrevistas realizadas também por Brunna Condini, a autora vai compartilhar práticas para uma vida mais saudável e com mais bem-estar, durante e pós pandemia.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.