Nova espécie de polvo é encontrada no fundo do mar da Austrália
O polvo-flapjack de Carnarvon tem apenas 4 centímetros de diâmetro e vive a uma profundidade de mais de mil metros
atualizado
Compartilhar notícia

Uma descoberta inédita foi feita em um cânion de águas profundas da costa australiana. Pesquisadores locais encontraram uma nova espécie de polvo a uma profundidade de mais de mil metros.
O polvo-flapjack de Carnarvon (Opisthoteuthis carnarvonensis) ganhou esse nome em homenagem à região de Carnarvon, na Austrália. Ele foi coletado próximo aos parques marinhos de Carnarvon e Gascoyne, regiões protegidas da costa oeste do país, conhecidas pela biodiversidade ainda pouco explorada.
A descoberta foi publicada em 12 de maio, no Australian Journal of Taxonomy. Entre as particularidades do animal, a que mais impressiona é a zona em que ele foi avistado, um local onde a luz do sol não penetra, com baixas temperaturas e alta pressão.
Os cientistas estavam a bordo do RV Investigador, um moderno navio de estudos oceânicos operado pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade da Austrália (CSIRO). O veículo realiza expedições de um mês de duração, buscando explorar a biodiversidade marinha nas profundezas.
Para o achado, os pesquisadores utilizaram tecnologias avançadas, como: câmeras de alta resolução para captação de imagens em locais iníveis para os seres humanos; redes de arrasto controlado, auxiliando na coleta de espécimes sem afetá-las; trenós oceanográficos, que deslizam pelo fundo do mar recolhendo sedimentos e organismos.

O polvo-flapjack de Carnarvon é o décimo animal inédito descrito pela equipe desde 2022. Além dele, foram encontradas espécies como o tubarão-chifre pintado e o peixe-escorpião com espinhos.
“A descoberta desta espécie aumenta nossa compreensão da ecologia e da biodiversidade das profundezas marinhas da Austrália. Descrever novas espécies também é essencial para trabalhos futuros e para avaliar populações para fins de conservação”, destaca o pesquisador e taxonomista Tristan Verhoeff, em comunicado.
Características do polvo-flapjack de Carnarvon
O polvo-flapjack pertence à família do polvo-dumbo, um grupo raro de polvos de águas profundas conhecidos por terem características físicas incomuns. O apelido “flapjack” (panqueca, na tradução em português) foi dado pela aparência achatada que ganha quando se estica no fundo do mar.
A nova espécie mede até 4 centímetros de diâmetro — tamanho considerado pequeno entre os polvos — e possui corpo gelatinoso, com alta capacidade de se achatar. Ao contrário da maioria dos polvos, ele não produz tinta e nem muda de cor, possuindo também olhos grandes em relação ao corpo para enxergar melhor em ambientes escuros.
A alimentação do polvo-flapjack de Carnarvon é baseada em minhocas marinhas e pequenos crustáceos encontrados no fundo do oceano. O animal utiliza os tentáculos para agarrar as presas em sedimentos marinhos.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!