body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Estudo descobre que cor avermelhada de Marte pode ter outro motivo

Pesquisadores sugerem que ferrihidrita é responsável pela cor avermelhada de Marte e pode significar que houve vida no planeta

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração de Marte - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de Marte - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos sugere que a cor avermelhada de Marte não tem origem da hematita, e sim da ferrihidrita, um mineral que se forma na presença de água. Caso a teoria esteja correta, isso pode significar que o planeta oxidou quando ainda tinha água líquida.

A cor vermelha de Marte é resultado da oxidação de ferro, elemento químico muito presente no local. Antes da observação publicada na revista científica Nature Communications, acreditava-se que esse processo tinha ocorrido na ausência de água, formando a hematita.

“Estávamos tentando criar uma réplica da poeira marciana no laboratório usando diferentes tipos de óxido de ferro. Com isso, descobrimos que a ferrihidrita misturada com basalto, uma rocha vulcânica, se encaixa melhor nos minerais vistos por espaçonaves em Marte”, explica o geólogo planetário Adomas Valantinas, da Brown University, nos Estados Unidos em entrevista ao portal Science Alert.

3 imagens
Marte possui um ar tão rarefeito que não é capaz de filtrar a radiação cósmica
Solo poeirento de Marte pode esconder grandes reservas de gelo
1 de 3

A temperatura média em Marte é de -60ºC

Nasa/Reprodução
2 de 3

Marte possui um ar tão rarefeito que não é capaz de filtrar a radiação cósmica

Getty Images
3 de 3

Solo poeirento de Marte pode esconder grandes reservas de gelo

NASA/JPL-Caltech/ASU; edição por Daisy Dobrijevic/Space.comm

Além disso, a análise de dados de rovers e meteoritos marcianos reforçam a hipótese proposta pelos estudiosos. Para confirmar a presença de ferrihidrita, eles ainda fizeram testes laboratoriais moendo minerais de ferro oxidado para comparar com a poeira do planeta.

Presença de ferrihidrita pode significar vida em Marte

Novas amostras de Marte serão coletadas e analisadas em laboratórios terrestres para realmente confirmar a presença de ferrihidrita. Essas análises podem fornecer novas informações sobre a história da água e da possibilidade de vida no planeta.

Caso o mineral, de fato, seja o responsável pela cor vermelha de Marte, isso pode significar que a oxidação do lugar aconteceu quando ainda havia água no planeta e sugere que o astro “enferrujou” mais cedo do que os especialistas imaginavam.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?