body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Comunidade científica questiona “desextinção” do lobo-terrível

Empresa de biotecnologia afirma ter recriado espécimes de lobo-terrível, extinto há cerca de 13 mil anos, a partir de edição genética

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Colossal Biosciences/ Divulgação
Foto colorida de dois lobos na neve - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de dois lobos na neve - Metrópoles - Foto: Colossal Biosciences/ Divulgação

A empresa de biotecnologia Colossal Biosciences anunciou, nessa segunda-feira (7/4), a “desextinção” do lobo-terrível, um animal que desapareceu há 13 mil anos. A notícia ganhou as manchetes de jornais de todo o mundo, mas logo foi questionada pela comunidade científica.

Especialistas questionam os métodos adotados pela Colossal Biosciences e os dados apresentados. Os cientistas apontam que o feito não foi publicado em revistas científicas nem revisado por pares até o momento, procedimentos importantes para validar pesquisas.

Parecidos, mas não iguais

Para recriar os animais extintos, os pesquisadores da Colossal Biosciences editaram o genoma do lobo cinzento moderno (o parente vivo mais próximo do lobo-terrível) em 20 locais ao longo de 14 genes.

O objetivo era obter características específicas dos lobos-terríveis a partir de amostras de dois fósseis encontrados nos estados de Ohio e Idaho, incluindo padrão da pelagem, tamanho do corpo e musculatura.

Em seu site, a empresa norte-americana sugere que os animais não são 100% iguais ao lobo extinto há 13 mil anos, mas parecem tão próximos geneticamente quanto a tecnologia de ponta poderia ser.

No entanto, os cientistas apontam que os três animais que nasceram do experimento não podem ser classificados como lobos-terríveis, mas apenas lobos-cinzentos ligeiramente modificados ou “híbridos” entre as duas espécies.

Os pesquisadores questionam a capacidade de reconstruir completamente o genoma de animais extintos há milhares de anos, quando o DNA dos fósseis a pelo processo natural de degeneração.

Além disso, citam o fato de a empresa de biotecnologia ter limitado a pesquisa a 20 mudanças em 14 genes de um animal que tem cerca de 19 mil genes e, a partir disso, afirmar ter alcançado a “desextinção” do lobo-terrível.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?