Chuva de meteoros: veja as datas dos eventos astronômicos de abril
Abril terá uma série de atrações no céu para quem gosta de observar eventos astronômicos. O principal deles é uma chuva de meteoros
atualizado
Compartilhar notícia

O ano de 2025 reserva diversos eventos astronômicos. Depois do alinhamento planetário em fevereiro e o eclipse lunar em março, abril segue com uma série de atrações para quem gosta de observar espetáculos no céu, sendo o principal deles uma chuva de meteoros Líridas.
Também poderão ser vistos fenômenos como a Microlua; o alinhamento entre Vênus, Saturno e Mercúrio; a conjunção da Lua com Vênus e Saturno e a conjunção somente entre os dois planetas.
Alguns desses eventos poderão ser vistos a olho nu, enquanto outros necessitarão do auxílio de instrumentos ópticos ou de aplicativos de astronomia para ajudar a identificar os planetas.
Confira as datas dos principais eventos astronômicos de abril
Microlua (13/4)
Acontece quando a Lua cheia está em um ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra, parecendo menor e menos brilhante. Apesar disso, a diferença não ficará tão evidente a olho nu, sendo necessários instrumentos ópticos, como telescópios, para observar melhor o evento.
Chuva de meteoros Líridas (entre 16 e 25/4)
O fenômeno ocorre entre 16 e 25 de abril, porém o pico da chuva de meteoros Líridas acontece na madrugada dos dias 22 para 23 desse mês, sendo meia-noite o melhor horário para observação.
Ele é causado pelos resquícios do cometa C/1861 G1 Thatcher, que entram na atmosfera terrestre, queimam e se transformam em sinais luminosos no céu do nosso planeta. Em condições favoráveis, as Líridas chegam a produzir de 10 a 20 meteoros por hora. Para ver bem esse evento, é recomendável estar em lugares mais escuros.

Alinhamento de Vênus, Saturno e Mercúrio (19/4)
Em 19 de abril, o trio planetário estará visível antes do amanhecer. Vênus será mais brilhante, enquanto Saturno e Mercúrio estarão mais próximos do horizonte. Netuno também estará próximo desses planetas, mas seu fraco brilho o deixa quase imperceptível.
Conjunção da Lua com Vênus e Saturno (25/4)
Nesse dia, haverá um encontro celeste entre a Lua minguante, Vênus e Saturno antes do amanhecer, proporcionando um belo alinhamento no céu. Mercúrio também estará próximo da conjunção. Será possível observar o evento a olho nu ou com binóculos.
Conjunção de Vênus e Saturno (28/4)
Já no fim do mês, Vênus e Saturno estarão bem próximos no céu, mais visíveis antes do amanhecer. O primeiro planeta tem um brilho mais intenso, enquanto o outro possui um tom mais suave e dourado, promovendo um lindo contraste.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!