Veja quais tratamentos Preta Gil realizou no Brasil contra o câncer
Recentemente, Preta Gil contou que precisará viajar novamente aos Estados Unidos porque não tem mais chances de se curar no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia

Preta Gil está internada em hospital do Rio de Janeiro desde a terça-feira (1º/4), para realizar exames e tomar medicações que só podem ser manipuladas no local e fazem parte do tratamento contra o câncer de intestino. Segundo a assessoria da artista, Preta está bem e deve ter alta nos próximos dias.
Durante participação no programa Domingão com Huck, a cantora reforçou que precisará viajar novamente aos Estados Unidos para dar continuidade no tratamento. “Minhas chances de cura estão fora do Brasil, para poder voltar curada e fazer o que eu amo”, disse na ocasião.
A filha de Gilberto Gil vem lutando contra o câncer desde o início de 2023, quando foi diagnosticada. Veja a linha do tempo dos diversos tratamentos que cantora ou nos últimos anos.
Tratamento
Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023, após sentir sintomas como constipação e fezes achatadas e com presença de sangue. Em 16 de agosto daquele ano, a cantora ou por uma cirurgia de remoção de tumor, em São Paulo, após também se submeter a tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Em dezembro, Preta anunciou o fim do tratamento após um procedimento de reconstrução do trato intestinal, quando começou o seu período de remissão, durante o qual ficou sob supervisão médica para monitoramentos.
Em agosto de 2024, a cantora anunciou que a doença havia voltado em quatro locais diferentes do corpo: dois linfonodos, uma metástase que fica no peritônio e uma lesão no ureter. Um novo tratamento foi iniciado imediatamente.
A cirurgia de retirada dos tumores foi feita em dezembro, em procedimento que durou 21 horas, em São Paulo. A alta hospitalar ocorreu em 11 de fevereiro deste ano, após 55 dias de internação. Ela saiu da unidade médica com uma bolsa de colostomia permanente.
Em 8 de março, Preta Gil deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Salvador (BA), após diagnóstico de infecção urinária. A artista recebeu alta em 14 de março.
Conforme o anunciado por ela mesma, Preta Gil vai seguir para os Estados Unidos neste mês, para dar continuidade ao tratamento oncológico. A artista foi selecionada para participar de um estudo clínico que avalia a eficácia de uma nova alternativa terapêutica para casos como o dela.