Famosos lamentam morte do fotógrafo Sebastião Salgado
Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais importantes e influentes da história, morreu aos 81 anos
atualizado
Compartilhar notícia

Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais importantes e influentes da história, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (23/5) pelo Instituto Terra, organização não-governamental que o artista fundou ao lado da esposa, a arquiteta e curadora Lélia Deluiz Wanick Salgado.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, destacou a nota divulgada pelo Instituto Terra.
Famosos lamentam morte de Sebastião Salgado
Nas redes sociais, diversos famosos e celebridades se pronunciaram e prestaram homenagens ao fotógrafo.
“Com imensa tristeza recebo a notícia da partida de Sebastião Salgado. Sua lente capturou a alma do mundo, com olhar humano, poético e profundamente transformador. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos que o iravam”, escreveu Margareth Menezes.
“Em estado de choque”, escreveu a jornalista Sandra Annenberg.
O ator Wagner Santisteban comentou: “Que mais humanos possam ter essa inspiração em um olhar para a natureza, mundo e futuro. Pegar uma terra sem a ganância de só ganhar mais e mais dinheiro e sim devolver com gratidão tudo que a natureza nos dá! Poder retribuir. Deixar um legado! Enorme artista, gigante humano.”
A atriz Erika Januza também declarou a iração pelo fotógrafo. “Sempre irei o Sebastião. Sou apaixonada por fotografias e que sorte é a minha ter tido a oportunidade de conhecê-lo no lançamento de seu filme Sal da Terra. Um grande perda a sua partida, ele fotografava com a alma, nos dava o a coisas praticamente inalcançáveis”, declarou.
A jornalista Maria Candida, por sua vez, definiu Salgado como um gênio.
“Chegou aos limites do planeta para fotografar o cotidiano da forma mais digna, respeitosa, maravilhosa, interessante, artística e indagante que pudemos ver. Seus livros são obra prima, parte da história contada honestamente através das lentes de sua câmera. A morte de um missionário das imagens cruas, reais, honestas deixa muita saudade.”
Zeca Camargo fez questão de relembrar uma entrevista com o fotógrafo e prestou homenagem. “Sebastião Salgado foi o brasileiro que apresentou o mundo ao mundo. Esse é o talento de um grande fotógrafo: levar nossos olhos aonde a gente já achava que conhecia”, disse em trecho do texto.
Beth Goulart, atriz, diretora e escritora, publicou uma foto de Sebastião Salgado, relembrou projetos famosos dele como Outras Américas, Trabalhadores e Gênesis e se despediu.
“Um poeta das imagens, ele se foi mas deixa um legado eterno de imagens que falam e inspiram. Documentou décadas de conflitos sociais, povos marginalizados e a beleza do planeta. Sua contribuição para a fotografia documental e sua paixão pela humanidade serão lembradas por gerações. Um grande artista e defensor da humanidade, nunca será esquecido.”
A atriz Bárbara Paz, que possui um Instagram apenas com fotos em preto e branco, lamentou a morte do fotógrafo que a inspirou com a técnica e agradeceu. “Obrigado, Maestro!”.
Acompanhe a live do Metrópoles sobre a morte de Sebastião Salgado: