Veja como foi peregrinação de Zanin por Senado em busca de apoio antes da sabatina
Cristiano Zanin foi indicado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal após aposentadoria do ministro
atualizado
Compartilhar notícia

O advogado Cristiano Zanin realizou uma peregrinação pelo Senado Federal esta semana em busca de apoio político antes da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcada para acontecer no dia 21 de junho. O jurista foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski logo após a sua aposentadoria.
Para assumir a vaga de ministro do STF, Cristiano Zanin precisa da aprovação da maioria absoluta do Senado, 41 votos dos 81 parlamentares, para tomar posse. Entretanto, senadores ainda podem barrar a nomeação do nome indicado pelo presidente Lula.
Dessa forma, o advogado tem se encontrado com políticos influentes para conquistar os votos necessários para aprovação do seu nome no Senado.
Reuniões
Na segunda-feira (12/6), Zanin teve uma reunião importante com o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), e com o presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em busca de aprovação, Zanin também se encontrou nessa terça (13/6) com o senador Otto Alencar (PSD-BA) para discutir apoio para a sua aprovação no Senado. Logo após a reunião, o parlamentar, líder da legenda, indicou apoio ao advogado. A bancada do PSD é a maior na Casa, com 15 senadores.
Depois do PSD, as maiores bancadas do Senado são: PL com 12 senadores, MDB com 10 e União Brasil e PT empatados com 9 parlamentares cada um. Para conseguir aprovação, Zanin realizou reuniões com congressistas da bancada evangélica e conservadora da Casa.
Ele circulou bastante pela Casa Alta ao longo do dia.
Zanin também se reuniu com os senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE), Eduardo Braga (MDB-AM), Hiran (PP-AM), Lucas Barreto (PSD-AP), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Plínio Valério (PSDB-AM), Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), Fabiano Contarato (PT-ES), Jader Barbalho (MDB-PA), Nelsinho Trad (PSD-MS), Rogério Carvalho (PT-SE) e Wellington Fagundes (PL-MT) nessa terça.
Além disso, o postulante a vaga no STF também marcou uma reunião com a bancada feminina do Senado.
Evangélicos
O advogado Cristiano Zanin almoçou, na última semana, com o presidente da bancada evangélica do Senado, Carlos Viana (Podemos-MG), e com o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, em busca de apoio.
Durante cada visita, Zanin tem entregado o seu currículo com a sua trajetória descrita ao longo de oito páginas.