Verão: três capitais brasileiras batem recorde de calor. Saiba quais
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas ainda não podem ser classificadas como onda de calor
atualizado
Compartilhar notícia

Os últimos dias têm sido de calor intenso no Sudeste. Nesta terça-feira (21/1) os moradores das capitais Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) sentiram na pele as temperaturas recordes.
Calor extremo
- Recordes de calor no Sudeste: Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte registraram as temperaturas mais altas do ano.
- Fenômeno meteorológico: menor nebulosidade elevou as temperaturas, segundo o Inmet.
- Sem onda de calor: faltam critérios como dias consecutivos com 5°C acima da média.
Apenas São Paulo não registrou recorde de calor nesta terça-feira (21/1). O Rio de Janeiro foi a capital com maior máxima, registrando 38,7°C. Belo Horizonte marcou 33,7 °C e Vitória 36,2. As três temperaturas foram as maiores já registradas no ano nas capitais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mesmo com um começo de ano chuvoso no Centro-Oeste e Sudeste, com a menor nebulosidade dos últimos dias, houve elevação das temperaturas, especialmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O Inmet explica que as altas temperaturas ainda não podem ser classificadas como onda de calor, pois não atendem a todos os critérios para isso. Um deles é temperaturas 5°C acima da média por pelo menos três dias consecutivos.