body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Veja imagens da chegada de Lula à China. Vídeo

Presidente tem reunião marcada com Xi Jinping, na próxima terça-feira (13/5), para discutir questões comerciais e geopolíticas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Chegada do presidente Lula à China
1 de 1 Chegada do presidente Lula à China - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Pequim, na China, onde vai ar os próximos dias discutindo as relações comerciais e políticas entre os países. Esta será a quarta visita oficial de Estado do petista ao país asiático — a segunda neste mandato —, e ocorre em meio à guerra tarifária dos chineses com os Estados Unidos (EUA) de Donald Trump. Recentemente, o governo americano recuou e deu início às conversas para dar fim à guerra comercial entre as duas nações.

A viagem faz parte do esforço do governo brasileiro em expandir as oportunidades de comércio com o país asiático. Nas últimas semanas, auxiliares do presidente estiveram em solo chinês para negociar acordos. Até a semana ada, estava prevista a de 16 atos de cooperação, entre protocolos, anúncios e memorandos de entendimento. Outros 32 textos estão em negociação.

Veja imagens da chegada da comitiva do presidente:

 

 

Agenda

Na segunda (12/5), a previsão é de que Lula participe do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China, com participação de representantes de empresas brasileiras e chinesas. Na terça (13/5), ocorre a cúpula China-Celac e também reunião bilateral com o presidente chinês Xi Jinping, junto ao presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, e ao primeiro-ministro do país, Li Qiang.

Os governos do Brasil e China trabalham em uma declaração conjunta que deve abordar temas como o multilateralismo, a reforma da governança global e soluções pacíficas para conflitos em curso. O temas também foram discutidos durante a visita do presidente brasileiro à Rússia.

O chefe do Planalto pousou no Aeroporto Internacional de Pequim, acompanhado da primeira-dama do país, Janja Lula da Silva, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (União-BA), além dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). A comitiva final, no entanto, deve ser ainda maior com a participação de auxiliares, parlamentares e governadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?