body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Núcleo 3 de trama golpista: STF aceita 10 denúncias e rejeita duas

Após o STF tornar réus 21 denunciados pela PGR por trama golpista, pela primeira vez ministros decidem por não acatar denúncias

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/STF
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da PET 12.100
1 de 1 Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 3 da PET 12.100 - Foto: Rosinei Coutinho/STF

Pela primeira vez desde que começou a julgar as denúncias contra os acusados por uma trama golpista contra a vitória eleitoral de Lula (PT) em 2022, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) discordou da Procuradoria Geral da República (PGR) e dois militares não se tornaram réus nas ações.

O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações da suposta trama golpista, votou nesta terça-feira (20/5) por não acatar a denúncia contra dois dos acusados pela PGR. Ele foi acompanhado pelos colegas de Primeira Turma. Outras 10 denúncias foram aceitas por unanimidade.

O STF fatiou o julgamento da denúncia dos 34 acusados e, nesta terça, pela primeira vez, os magistrados votaram contra a aceitação. Moraes votou por livrar Nilton Diniz Rodrigues, general do Exército, e Cleverson Ney Magalhães, coronel da reserva do Exército. Ele foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Veja como foi a sessão da Primeira Turma:

A Primeira Turma, formada por cinco ministros, decidiu na tarde desta terça sobre os denunciados do núcleo 3 da suposta trama golpista que teria atuado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder após a vitória de Lula (PT) em 2022.

“A justa causa é o que justifica o recebimento da denúncia”, votou Moraes. “Em relação a eles, me parecem não estarem presentes a tipicidade e a viabilidade”, seguiu, em relação aos dois militares que ele quis livrar de ação penal.

Em relação aos outros 10 denunciados julgados nesta terça (veja lista abaixo), Moraes votou pela aceitação da denúncia e foi acompanhado pelos colegas.

A sessão desta terça na Primeira Turma

O julgamento da denúncia da PGR contra esse núcleo começou na manhã desta terça, com o relatório da acusação e as sustentações orais dos advogados de 12 denunciados.

A sessão foi retomada com a leitura do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Em princípio, Moraes votou acerca das questões preliminares, questionadas pelas defesas dos acusados.

Ele rejeitou todas as preliminares, incluindo a incompetência do STF para julgar o caso, que foi pedido pelas defesas. Afastou ainda a nulidade da deleção de Mauro Cid por suposto cerceamento de defesa. Sobre a questão de anulação de prisão preventiva, o ministro afirmou que não é o momento para pedir.

Todos os ministros da Primeira Turma acompanharam Moraes para rejeitar as preliminares.

Logo depois, Moraes começou a votar o mérito das denúncias: “Prova da materialidade já está concretizada. Mostrei vídeo que mostra a materialidade. Para que haja justa causa para a ação penal, precisamos mostrar indícios de autoria”.

Quem está no núcleo 3

O grupo que teve as denúncias julgadas nesta terça é composto por 12 pessoas, entre elas militares da ativa e da reserva do Exército, além de um policial federal que aparece em áudios comentando bastidores da segurança do presidente Lula. Veja a lista dos denunciados:

  • Bernardo Romão Correa Netto;
  • Cleverson Ney Magalhães;
  • Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira;
  • Fabrício Moreira de Bastos;
  • Hélio Ferreira Lima;
  • Márcio Nunes de Resende Júnior;
  • Nilton Diniz Rodrigues;
  • Rafael Martins de Oliveira;
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo;
  • Ronald Ferreira de Araújo Júnior;
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros; e
  • Wladimir Matos Soares, policial federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?