body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Torres pede acareação com ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica

Documento encaminhado ao Alexandre de Moraes. Depoimentos da antiga cúpula ligava Torres ao núcleo da tentativa de golpe

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
PF Anderson Torres ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres depõe na 11ª reunião da MI do 8 de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 PF Anderson Torres ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres depõe na 11ª reunião da MI do 8 de Janeiro - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes uma acareação com o ex-comandante do Exército general Freire Gomes e o ex-comandante da Força Aérea Brasileira tenente-brigadeiro-do-ar Carlos Baptista Júnior. Torres encontra-se em liberdade.

Os dois militares prestaram depoimento à Polícia Federal e mencionaram que Torres integrava o núcleo jurídico da tentativa de golpe para manter o então presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.


O que aconteceu?

  • Os ex-comandantes contaram à PF que Torres integrava o núcleo jurídico da tentativa de golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.
  • No depoimento, o ex-comandante do Exército Freire Gomes citou que a “minuta do golpe” apresentada por Bolsonaro era idêntica ao papel encontrado pela PF na casa do ex-ministro.
  • Torres pediu a acareação e apontou que Freire Gomes tem “memória de elefante” ao ligá-lo à tentativa de golpe.

O pedido foi encaminhado ao STF e aguarda análise de Moraes. No documento anexado, a defesa de Torres argumenta que os comandantes trouxeram elementos que colocam o ex-ministro como alvo das investigações. A acareação serviria para confrontar as versões apresentadas pelos três em um depoimento conjunto.

Os advogados do ex-ministro afirmam que ele não participou de reuniões com o alto comando das Forças Armadas, nas quais teria sido supostamente apresentada a chamada “minuta do golpe”. Segundo a defesa, não há elementos que comprovem a atuação dele como assessor jurídico de Bolsonaro nesses encontros.

“Com efeito, a ausência de informações claras sobre em que cenário se deu a participação de Anderson Torres nas supostas reuniões é digna de nota, sobretudo no que respeita ao general Freire Gomes, que, diga-se de agem, ostenta uma ‘memória de elefante’, recordando-se precisamente da íntegra do conteúdo de uma suposta minuta que lhe foi apresentada no ano de 2022, mas não sabendo sequer indicar a data e local em que Anderson Torres eventualmente prestou e jurídico ao ex-presidente”, alega a defesa.

Investigação

No pedido de acareação, Torres também solicita esclarecimentos sobre a suposta assessoria jurídica ao ex-presidente. A defesa questiona por que ele não esteve presente nas reuniões em que foram discutidas medidas antidemocráticas, quantas ocorreram, em qual contexto ele teria auxiliado Bolsonaro e se o ex-presidente estava presente nesses encontros.

Além disso, o ex-ministro solicitou um novo depoimento à Polícia Federal. Os advogados argumentam que “a PF ignorou o pleito da defesa” para esclarecer a relação dele com os dois ex-comandantes. Também pediram que sejam anexados registros de entrada e saída do Palácio do Alvorada e do Planalto entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2022.

O pedido ainda não foi analisado por Moraes. Caso o ministro avalie a solicitação, o processo será encaminhado para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?