body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Tebet diz que politização com BC “já deu” e elogia escolha de Galípolo

Ministra do Planejamento elogiou escolha de Gabriel Galípolo para diretoria de Política Monetária do Banco Central, anunciada nesta segunda

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB)
1 de 1 Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, elogiou, nesta segunda-feira (8/5), a indicação do atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC).

A escolha foi anunciada na manhã desta segunda pelo titular da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo. Haddad bateu o martelo sobre a indicação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Galípolo é aquele profissional experiente que pode ocupar qualquer missão e está pronto para qualquer missão. Ele pode ocupar qualquer cargo”, disse Tebet na portaria do Ministério do Planejamento, nesta tarde.

Em seguida, ele comentou a “politização” com a autoridade monetária, que vem sendo alvo de intensas críticas pelo atual governo. “Vai contribuir em muito, primeiro para pacificar essa pauta. Acho que já deu o que tinha que dar em matéria de politização”.

“Ele [Galípolo] é uma pessoa preparada, que vai ser a voz do governo federal, a voz também do Brasil dentro do governo federal. Tem capacidade, tem experiência, tem diálogo e tem bom relacionamento com o presidente do Banco Central. Então, tem tudo para dar certo. Acho que foi uma boa escolha do ministro Fernando Haddad”, concluiu a ministra.

Haddad também anunciou o servidor de carreira Ailton Aquino dos Santos para a Diretoria de Fiscalização do BC. Esses são os primeiros dois nomes escolhidos pelo atual governo para compor o BC.

Em 2023, Lula poderá substituir até quatro diretores da autoridade monetária. Além dos nomes indicados neste mês de março, os mandatos dos diretores de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta e de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos também se encerrão até o final do ano.

Confirmação

Os nomes indicados serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) e submetidos à análise do Senado Federal. Primeiro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sabatina os indicados e, em seguida, eles precisam ser aprovados pelo Plenário da Casa, sendo necessários os votos favoráveis de 41 dos 81 senadores.

A aprovação é, então, comunicada à Presidência da República, que faz a nomeação final.

Caso seja aprovado pelos senadores, Galípolo será um dos diretores a integrar o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a taxa básica de juros da economia (Selic). Atualmente, os juros básicos estão em 13,75% ao ano, patamar considerado muito alto pelo governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?