Senado aprova crédito de R$ 200 milhões para combater gripe aviária
Liberação de recursos aprovada pelo Senado será direcionada para fortalecer o serviço de vigilância agropecuária contra a doença
atualizado
Compartilhar notícia

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (3/10), medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o enfrentamento à gripe aviária.
O valor será destinado ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A destinação visa “garantir a prevenção e combate à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), tendo em vista a detecção da infecção em aves silvestres no país”.
No fim de maio, o ministério declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias, depois de aves infectadas serem encontradas.
O Mapa identificou, até o momento, 110 casos de gripe aviária no país. Destes, 107 em aves migratórias e 3 em animais criados para alimentar os proprietários. Como nenhum caso foi registrado em aves para venda, não há risco registrado para o consumo até o momento.