body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rui Costa: governo não pode “ficar deprimido” com pesquisas ruins

O ministro da Casa Civil atribuiu baixa popularidade ao preço dos alimentos e afirmou que cenário deve melhorar a partir do meio do ano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa, e gesticula - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula. Ele fala diante de microfone, sentado diante de mesa, e gesticula - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, comentou, nesta quarta-feira (26/2), a maré de baixa popularidade que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado. Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (26/2) aponta que a avaliação negativa da gestão Lula supera 50% em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. É a mais recente de uma série de pesquisas ruins para Lula.

Veja a declaração:

 

Em conversa com a imprensa, em São Paulo, o ministro avaliou que o governo não pode comemorar quando o resultado de pesquisa é positivo, nem “ficar deprimido” em caso de avaliação negativa.

“Eu tenho dito que quem governa, e governa sabendo o que está fazendo, não pode ficar entusiasmado quando a pesquisa vem boa, e também não pode ir para debaixo da cama e ficar deprimido quando a pesquisa não vem boa”, disse Rui Costa.

O auxiliar de Lula negou, porém, que o governo feche os olhos para os resultados. “Acho que, num caso e no outro, você tem que identificar o que precisa melhorar e trabalhar. Ou, eventualmente, além de trabalhar, melhorar a sua comunicação”, avaliou o ministro da Casa Civil.

Inflação dos alimentos e FGTS

Rui Costa também afirmou que a avaliação negativa é reflexo da alta dos alimentos e projetou a redução dos preços até o meio do ano, a partir da colheita da safra de 2025. “Uma melhor comunicação e a melhoria do cenário de preços devem ter uma repercussão positiva nos próximos meses na avaliação do governo”, prevê o chefe da Casa Civil.

O ministro negou ainda que a baixa popularidade do governo tenha influenciado a decisão de depositar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem foi demitido e aderiu ao saque-aniversário. Segundo Rui, a medida já vinha sendo estudada há meses. “Não é dinheiro do governo. Pertence a cada trabalhador que contribui, tendo do seu salário recolhido 8% para depositar numa conta”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?