body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Queiroga: “Que 2022 seja o ano em que o Brasil possa se livrar da Covid”

O ministro da Saúde afirmou, nesta quarta-feira (29/12), que o país “não tem outra alternativa”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assina portaria para fortalecimento da terapia renal substitutiva no Sistema Único de Saúde (SUS) 2
1 de 1 Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assina portaria para fortalecimento da terapia renal substitutiva no Sistema Único de Saúde (SUS) 2 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez votos que em 2022 o Brasil consiga controlar as infecções de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Nesta quarta-feira (29/12), Queiroga afirmou que “não tem outra alternativa”, referindo-se ao direito constitucional à saúde, para concluir a promessa de vencer a pandemia.

“Feliz ano de 2022. Que seja um ano em que o Brasil possa se livrar da Covid-19. Não temos outra alternativa à promessa constitucional [a não ser essa] que se conclua.”

O Brasil, desde o início da pandemia, registrou 22,3 milhões de casos de Covid-19, sendo que 619 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Em meio à polêmica da vacinação infantil no país, Queiroga voltou a defender a exigência da prescrição médica para a imunização.

“Governadores falam em prescrição, prefeitos falam em prescrição. Pelo que eu saiba, a grande maioria deles, não são médicos. Eles estão interferindo em suas secretarias estaduais e municipais”, afirmou Queiroga na sede da pasta minutos antes de uma entrevista coletiva.

O ministro voltou a afirmar que governadores não podem interferir em recomendações da pasta, em mais uma ofensiva do governo federal contra governadores.

Caso Bahia

Queiroga também pediu que os brasileiros ajudem o sul e o sudeste da Bahia após a tragédia causada pelas fortes chuvas dos últimos dias.

“Todos somos um pouco baianos. A Bahia enfrenta uma catástrofe”, frisou. Ao todo, 21 pessoas morreram em decorrência das intempéries do tempo.

Há oito dias, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu comunicados sobre os temporais que atingem os municípios do sul e sudoeste da Bahia.

De acordo com registros do órgão, foram ao menos quatro alertas desde 20 de dezembro. As fortes chuvas mataram 21 pessoas até esta terça-feira (28/12) e deixaram mais de 31 mil desabrigados.

Temporais

Ao todo, 116 municípios foram afetados pelas chuvas iniciadas em novembro. O número de cidades que já decretaram situação de emergência chega a 100.

Segundo o governo baiano, 470 mil pessoas sofrem com as fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia.

Onze municípios da região registraram mortes. Segundo o governo do estado, são 358 feridos até o momento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?