Posse do novo PGR, Paulo Gonet, tem data marcada para segunda-feira
Paulo Gonet teve o nome aprovado no Senado nesta quarta-feira. Ele assume o cargo no lugar Augusto Aras, que deixou a PGR em setembro
atualizado
Compartilhar notícia

Aprovado pelo Senado com 65 votos favoráveis e 11 contrários nesta quarta-feira (13/12), Paulo Gonet, tem data marcada para assumir o comando da procuradoria-Geral da República (PGR). A previsão é que a crimônia ocorra na segunda-feira (18/12), às 10h, na sede da PGR, em Brasília.
Gonet foi indicado por Luiz Inácio Lula Silva (PT) em 27 de setembro, ou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ocupará o cargo no lugar de Augusto Aras, ex-PGR. Atualmente, a interina no cargo é Elizeta Ramos.
Como Gonet é subprocurador-geral, o trâmite para assumir a PGR é mais simples que o de Flávio Dino no STF. O atual ministro da Justiça de Lula precisa ar o cargo, fazer uma transição e esperar o fim do recesso do Judiciário. Assim a posse dele só foi marcada para 22 de fevereiro de 2024.
Gonet assumirá com maior celeridade. Em sabatina no Senado, Gonet afirmou que seu objetivo no cargo é “defender a ordem jurídica democrática e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, conforme define o artigo 127 da Constituição”.