Posse de Zanin reúne autoridades dos 3 Poderes e convidados. Veja fotos
Advogado assumiu vaga aberta após a saída de Ricardo Lewandowski. Cristiano Zanin foi indicado pelo presidente Lula ao cargo
atualizado
Compartilhar notícia

A posse do advogado Cristiano Zanin como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) movimentou esta quinta-feira (3/8) em Brasília (DF). Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele assumiu a vaga aberta na Corte após a saída de Ricardo Lewandowski.
A cerimônia teve início às 16h desta quinta-feira. Cerca de 350 pessoas, entre autoridades da República e convidados especiais, participaram da solenidade no plenário da Corte.
Zanin foi conduzido ao púlpito para fazer o juramento pelo decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, e pelo ministro mais novo do STF, André Mendonça. Em seguida, o ex-advogado fez o juramento de cumprir a Constituição Federal, documento do qual o Supremo é guardião. A presidente do STF, Rosa Weber, declarou a posse de Zanin e deu as boas-vindas à Corte.
Veja as fotos:
O evento reuniu desde o presidente Lula e a primeira-dama Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a esposa Lu Alckmin; líderes dos Três Poderes como o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD-MG); parlamentares e ministros de Estado.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), marcou presença. Presidentes de outros tribunais superiores também prestigiam a posse, como a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Convidados de todo o Brasil também estiveram presentes.
Após a posse, uma cerimônia comemorativa acontece na capital federal.