PL ameaça obstruir votações caso anistia siga travada na Câmara
Pedido de inclusão do PL da Anistia na pauta foi apresentado em reunião de líderes. Motta, entretanto, não anunciou que decisão tomaria
atualizado
Compartilhar notícia

O líder do Partido Liberal (PL), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que a oposição irá obstruir as votações na Câmara dos Deputados caso a tramitação do projeto de lei que trata da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro continue travada.
Nesta quinta-feira (20/3), o líder do PL afirmou que apresentou o tema ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante a reunião de líderes. O chefe da Casa Baixa, entretanto, não teria apresentado uma resposta sobre o assunto.
Sóstenes, porém, disse ter apresentado duas opções para a tramitação. Uma delas seria a ida da matéria ao Plenário a partir da apresentação de requerimento de urgência e outra seria por meio da instalação de uma comissão especial. Caso contrário, optariam pela obstrução das votações.
Motta, na próxima semana, estará em viagem ao Japão e Vietnã acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Sóstenes disse que não pautará o assunto na ausência do presidente da Casa.
O projeto em questão propõe anistiar condenados por participação ou financiamento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A pauta é crucial para a direita brasileira ligada ao bolsonarismo, que vê na medida a possibilidade de reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).