body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PEC da Segurança não é solução, é tentativa, diz Lewandowski

Ministro da Justiça deu a declaração durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Foto colorida do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira (9/4) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública “não é a solução” para os problemas da área, é “uma tentativa de organizar o jogo” contra o crime organizado.

“Infelizmente não existe uma bala de prata para enfrentar a criminalidade, enfrentar as organizações criminosas. Isso é um fenômeno que está assolando o mundo todo. Não é uma ação que vai resolver isso, a PEC não é a solução, repito, a PEC é o início da solução, de conjugação de esforço. A PEC é apenas uma tentativa de organizar o jogo, para então depois nós darmos uma nova partida”, afirmou o ministro.

Lewandowski deu a declaração durante audiência pública na comissão de Segurança Pública do Senado Federal, onde ele presta informações sobre o seu ministério e as ações da pasta.

A proposta quer colocar na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e definir a responsabilidade da União sobre a área. O texto só deve ser protocolado no Congresso Nacional na próxima semana.

Na terça (8/4), Lewandowski e a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) apresentaram a minuta da PEC ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aos líderes partidários da Casa.

O que diz o texto

A PEC vai estabelecer diretrizes gerais quanto à política de segurança pública e defesa social. A proposta traz os seguintes pontos:

  • diretrizes sobre o sistema penitenciário;
  • atualização das competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • constitucionalização dos fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária;
  • fixação das atribuições das guardas municipais; e
  • criação de corregedorias e ouvidorias dotadas de autonomia funcional.

Ministro defende ideia de órgão internacional de combate ao crime

O ministro afirmou também que, com o espalhamento do crime pelo mundo, talvez fosse desejável criar dentro da Organização das Nações Unidas (ONU) um órgão internacional contra o crime internacional.

“Talvez, além da Interpol, fosse desejável criarmos dentro da ONU, um órgão de combate a criminalidade internacional, como a Agência de Controle da Energia Atômica, por exemplo. Porque o crime está se espalhando tanto internacionalmente, e com a utilização da darkweb, das criptomoedas, da inteligência artificial, o crime não encontra mais fronteiras”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?