body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

OAB se pronuncia sobre prisão de advogado que defendeu Pablo Marçal

A OAB em Alagoas (OAB/AL) acionou o Tribunal de Ética e notificou a OAB de origem de João Neto, na Bahia, após ele agredir uma mulher

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
ADVOGADO JOAO NETO E PABLO MARÇAL APÓS DECISÃO LIMINAR QUE SUSPENDEU REDES SOCIAIS - METRÓPOLES
1 de 1 ADVOGADO JOAO NETO E PABLO MARÇAL APÓS DECISÃO LIMINAR QUE SUSPENDEU REDES SOCIAIS - METRÓPOLES - Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) se pronunciou sobre a prisão do advogado criminalista João Neto, que foi contratado pelo então candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), em 2024. O advogado é investigado por agredir uma mulher e foi preso na noite dessa segunda-feira (14/4). O crime foi cometido dentro do apartamento dele, em Maceió (AL), e flagrado por câmera de segurança.

A OAB ressaltou que, diante dos fatos ocorridos que resultaram na prisão do advogado, “adotou as medidas necessárias no âmbito do Tribunal de Ética da OAB/AL e oficiou a Seccional da Bahia para tomar as providências cautelares que a situação requer, considerando que o acusado tem inscrição originária na OAB/BA”.

“Ressalta-se que qualquer conduta que possa configurar inidoneidade moral ou crime infamante será devidamente apurada, com observância estrita do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, consagrados na Constituição da República e no Estatuto da Advocacia”, ressaltou a OAB/AL.

A Ordem ainda ressaltou que “não tolerará quaisquer desvios de conduta, sobretudo aqueles que tratem de violência contra as mulheres e que atentem contra os preceitos que regem o exercício da advocacia”.


Prisão

  • João Neto foi filmado agredindo uma mulher. O vídeo mostra a vítima na porta de um apartamento. Segundos depois, começa a pingar sangue por todo o chão.
  • A situação parece ser uma discussão e, em seguida, a mulher é encurralada contra uma parede. O advogado João Neto parece esganar a vítima.
  • A mulher foi encaminhada a um hospital com ferimentos no queixo e, posteriormente, denunciou a agressão.
  • Devido à agressão, João Neto foi preso em flagrante e levado por policiais da Operação Policial Litorânea (Oplit) para a Central de Flagrantes.

Veja o vídeo:

A Polícia Militar de Alagoas foi acionada. Testemunhas disseram ter escutado barulhos, gritos e pedidos de socorro. João Neto não estava no local quando os PMs chegaram.

A mulher foi levada para um hospital da região. Enquanto ela era atendida, o advogado foi flagrado em uma moto com uma pessoa na garupa fazendo manobras nos arredores da unidade de saúde que recebeu a vítima. Diante dos fatos, João Neto foi levado para a Central de Flagrantes. Ele deve responder por violência doméstica e lesão corporal, no âmbito da Lei Maria da Penha.

Em nota nas redes sociais, a defesa do advogado afirmou “Neste momento precautelar (prisão), surgem muitos movimentos especulativos e inevitavelmente os prejulgamentos. Reforçamos que o caso está sendo devidamente analisado pelas autoridades competentes, e a defesa está confiante de que, com a apuração técnica e isenta dos fatos, a verdade será restabelecida”, disse.

A defesa ainda disse confiar no regular andamento do processo para o completo esclarecimento dos fatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?