body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula diz que 2026 começou e que não quer entregar país ao “neonazismo”

A declaração do presidente Lula foi feita durante a reunião ministerial, na manhã desta segunda-feira (20/1)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula em reunião ministerial na Granja do Torto
1 de 1 Lula em reunião ministerial na Granja do Torto - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, durante reunião ministerial na manhã desta segunda-feira (20/1), sobre as eleições presidenciais de 2026 e afirmou que o país não quer voltar ao “neonazismo”.

Durante discurso, o chefe do Executivo disse que “2026 já começou” para os adversários e pediu aos auxiliares que trabalhem para “entregar aquilo que o povo precisa”.

“2026 já começou. Se não por nós, porque temos que trabalhar, porque temos que capinar, porque temos que tirar os carrapichos que tiver nas plantas, pelos adversários, a eleição do ano que vem já começou. Eles já estão em campanha. Não podemos antecipar campanha porque nós temos que trabalhar e entregar para o povo aquilo que o povo precisa”, disse Lula.

“Precisamos deixar em alto e bom som que nós queremos eleger um governo para continuar o processo democrático neste país. Nós não queremos entregar este país de volta ao neofascismo, ao neonazismo, ao autoritarismo. Queremos entregar este país com muita educação”, ressaltou.

A reunião desta segunda-feira tem o objetivo de fazer o tradicional balanço da gestão e alinhar ações dos ministérios para 2025 e 2026.

Lula apresentou o tom de como quer o terceiro ano de seu mandato: com o Planalto acompanhando de perto as ações dos ministros. E ainda deu um “puxão de orelha” nos auxiliares para que evitem “confusão”, na esteira da polêmica do Pix.

“Daqui para a frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão para nós sem que essa portaria e pela Presidência da República, através da Casa Civil. Muitas vezes, a gente pensa que não é nada, mas alguém faz uma portaria, faz um negócio qualquer, daqui a pouco arrebenta e vem cair na Presidência da República.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?