Ministra interina do Itamaraty diz que “Trump pode falar o que quiser”
A ministra interina do Itamaraty afirmou que o Brasil buscará as convergências para lidar com a istração de Trump
atualizado
Compartilhar notícia

A ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “pode falar o que ele quiser”. A declaração ocorreu nesta terça-feira (21/1), quando a interina foi questionada sobre fala do norte-americano a respeito da relação entre os EUA e o Brasil.
“O presidente Trump pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito nos Estados Unidos”, pontuou Maria Laura. “Nós vamos analisar cada o das decisões que forem sendo tomadas pelo novo governo, mas acredito que, como somos um povo que tem fé na vida, tudo vai dar certo sempre”, ressaltou.
Ponto a ponto:
- Sobre declarações de Trump quanto à dependência do Brasil, a ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou que ele pode falar o que quiser.
- Governo brasileiro ainda indicou que buscará trabalhar com as convergências que tem com a gestão do recém-empossado Donald Trump.
“Nós vamos trabalhar e apoiar… Procurar trabalhar não as nossas divergências, mas as nossas convergências, que são muitas”, completou.
Maria Laura abordou a questão ao ser perguntada por jornalistas sobre declaração de Trump quanto à relação com o Brasil. O bilionário afirmou, logo após a posse, que a relação com o Brasil é excelente. “Eles precisam da gente, eles precisam mais da gente. Todos [os países] precisam mais dos EUA”, afirmou.
O republicano assumiu a Presidência do país norte-americano nessa segunda-feira (20/1), sucedendo o democrata Joe Biden.
O presidente dos Estados Unidos iniciou o mandato com série de revogações de medidas das gestões anteriores. Uma das mais significativas foi a formalização da saída do país do Acordo de Paris, que trata de medidas de redução das emissões de gases do efeito estufa.