Ministério da Educação publica edital do Enem. Confira
Neste ano, os candidatos com mais de 18 anos que não concluíram a educação básica poderão obter o certificado de conclusão do ensino médio
atualizado
Compartilhar notícia

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na noite de sexta-feira (23/5), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Segundo o documento, as provas deverão ocorrer entre os dias 9 e 16 de novembro. As inscrições começam em 26 de maio e vão até 6 de junho.
Devido à realização da COP 30 em Belém (PA), os participantes que indicarem Belém, Ananindeua ou Marituba, localizados no Pará, como município de aplicação no ato da inscrição, farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
A principal novidade deste ano é que os candidatos do Enem com mais de 18 anos que não concluíram a educação básica poderão obter a certificação do ensino médio com a realização do exame. Desde 2017 a certificação é feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Confira detalhes do edital aqui.
Calendário do Enem
- Período de inscrições: 26 de maio a 6 de junho
- Aplicação das provas: 9 e 16 de novembro
- Resultado: Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação.
Os inscritos no Enem podem utilizar as notas para ingressar em universidades públicas, por meio do Sisu, ou em instituições privadas, pelo Prouni ou Fies.
No ano ado, 3,15 milhões de candidatos fizeram as provas de ciências humanas, uma abstenção de 26,6%; e 2,98 milhões realizaram as provas de ciências exatas, abstenção de 30,6%.
Com isso, para incentivar a participação dos estudantes do ensino médio no Enem, o MEC estabeleceu que os concluintes da educação básica terão a pré-inscrição garantida, uma forma de facilitar o processo.